As nítidas imagens telescópicas da magnífica galáxia espiral NGC 3628 mostram um disco galáctico inchado dividido por faixas escuras de poeira. A foto acima pode parecer estranha para uma galáxia, mas isso acontece porque ela é vista de perfil. Este formato fez com que muitos astrônomos adotassem um apelido para ela: Galáxia do Hambúrguer.
Com aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro e localizada a 35 milhões de anos-luz de distância da constelação de Leão, a NGC 3628 compartilha a vizinhança com outras duas grandes galáxias espirais, formando assim um agrupamento conhecido como a “Trinca de Leão”.
Interações gravitacionais com seus vizinhos cósmicos são provavelmente as responsáveis pela extensão e distorção do disco espiral, povoados por aglomerados de jovens estrelas azuis e regiões rosadas de formação estelar.
Também como um resultado de encontros galácticos anteriores, uma fraca cauda de maré é visível se estendendo para cima e para esquerda nesse retrato profundo da galáxia. [NASA]