Foto: os arredores da Nebulosa do Cone

Por , em 19.12.2011

Estranhas formas e texturas podem ser encontradas nos arredores da Nebulosa do Cone. As formas incomuns que você vê na imagem acima são originárias de poeira interestelar reagindo de formas complexas com a luz energética e gases quentes expulsos por estrelas jovens.

A estrela mais brilhante que aparece ao lado direito da foto é a S Mon. A região logo abaixo dela é chamada de Fox Fur Nebula (“Pele de urso”) pela sua cor e estrutura. O brilho azul que cerca a S Mon resulta da poeira que paira nas proximidades que reflete a luz da estrela brilhante.

O brilho vermelho que engloba toda a região resulta não só da reflexão de poeira, mas também de emissões de gás hidrogênio ionizado pela luz das estrelas. S Mon faz parte de um aglomerado aberto de estrelas jovens conhecido como NGC 2264, localizado a cerca de 2,5 mil anos-luz de distância na direção da constelação do Unicórnio. A origem da incrivelmente geométrica Nebulosa do Cone, visível na extrema esquerda, permanece um mistério. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Flor de Lis:

    Belíssima imagem! Que bom que a tecnologia nos permite vê-la e admirá-la!

  • Fist os God:

    Se o “cone” é um mistério para os cientistas, provavelmente vou falar besteira, mas parece que algum objeto está bloqueando a luz das estrelas vizinhas, a poeira que esta sendo ejetada(?) ou ambos, como se fosse uma sombra… esqueçam… só estou divagando… ;D

  • Karlloz:

    Parece uma obra de arte. Aliás, elas são as maiores obras, Literalmente.

  • lucas:

    cientificamente falando, nebulosas de emissao brilham poque a radiaçao ultravioleta intensa que as estrelas mais massivas e quentes liberam energisa o gas, que emite luz visivel em diferentes cores.ja as nebulosas de reflexao contem graos de poeira que espalham preferencialmente luz com comprimentos de onda curtos, emitindo dessa forma, sempre um brilho azulado.

  • Jonatas:

    Essas nebulosas majetosas, complexos estelares de aglomerados abertos e nebulosas de emissão (que emitem luz porque sua massa brilha excitada pela radiação das estrelas jovens e quentes perto e dentro dela) e reflexão (seus gases refletem a luz proveniente das estrelas), são das mais belas e majestosas formações que podemos estudar, porque existem muitas em nossa galáxia e visíveis diretamente. Acredita-se que em bilhões de anos a radiação crescente das estrelas acaba por dissipar as nebulosas, como os aglomerados são abertos as estrelas acabarão se afastando. Um dia no passado, o Sol pode ter feito parte de uma dessas famílias.

    • Jonatas:

      *majestosas

  • João:

    “Fox Fur Nebula” não seria a Nebulosa Pele de Raposa?

    vide link:
    http://www.fotosearch.com.br/ULY074/u10572292/

  • Lulu:

    Pequena correção:

    Fox fur se traduz como pele de raposa e não de urso…
    A despeito disso, é uma bela foto!

    • Capitão Caverna:

      Realmente a foto da Lulu é linda.

Deixe seu comentário!