Foto: pôr do sol na cratera lunar Tycho

Por , em 7.07.2011

Essa imagem foi tirada pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (em português, Orbitador de Reconhecimento Lunar), o LRO, de propriedade da NASA. A figura mostra apenas um detalhe de uma gigantesca cratera localizada no polo sul da Lua, a cratera Tycho.

Cientistas estimam que seja uma cratera jovem, criada há cerca de 100 milhões de anos a partir de um impacto com um asteroide.

O que está retratado na imagem é apenas o pico central da cratera Tycho, ou seja, uma área elevada dentro da cratera propriamente dita. Apenas esta deformação no relevo tem mais de 15 quilômetros de largura (a cratera toda tem mais de 86), e o cume desta elevação tem 2 quilômetros (para efeitos de comparação, é o equivalente ao Pico Paraná, montanha mais alta do sul do Brasil). A profundidade da cratera Tycho, em seu ponto mais rebaixado, chega quase aos 5 quilômetros.

Aí entram os méritos da alta resolução da foto, que conseguiu capturar uma área tão ampla com tal riqueza de detalhes. Cada pixel desta fotografia equivale a 1,5 metros, o que permite ver os acidentes geológicos do terreno lunar e, mais do que isso, a interação entre luz e sombra na cratera.

A imagem foi registrada no último dia 10 de junho.[NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

3 comentários

  • Alvino Soares Ferreira:

    Essa foto parece uma silhueta de um homem de chapéu caído no chão e o rosto inclinado com o olho direito inchado parecendo estar bêbado.

  • Aline Cruz:

    cadê o por do sol?

  • Rodrigo:

    Interessante, quando olhei a imagem, pensei que fosse uma elevação pequena, já que não tem nada em volta para comparar. 15 quilômetros de largura e 2 de altura 🙂

Deixe seu comentário!