Fotos de satélite mostram galáxias interagindo entre si

Por , em 9.05.2011

As estrelas cintilantes em primeiro plano nesse retrato nítido cósmico estão bem dentro da nossa própria Via Láctea. As duas galáxias atraentes estão situados muito além da Via Láctea, a uma distância de mais de 300 milhões de anos-luz. Sua aparência é distorcida devido às marés gravitacionais já que o par de galáxias realiza movimentos de encontros uma frente à outra. Catalogadas como Arp 273 (e também como UGC 1810), as galáxias parecem peculiares, mas cientistas perceberam que galáxias que se interagem são relativamente comuns no universo.

Na verdade, a grande espiral da Galáxia de Andrômeda é conhecida por se localizar a 2 milhões de anos-luz de distância e estar se aproximando da Via Láctea. Arp 273 pode ser um modelo de como seria o encontro entre estas galáxias num futuro (muito) distante. Repetidos encontros de galáxia em um espaço de tempo cósmico pode resultar na fusão em uma única galáxia de estrelas. A partir da nossa perspectiva, os núcleos brilhantes das galáxias Arp 273 estão separados por apenas um pouco mais de 100 mil anos-luz. O lançamento desta deslumbrante imagem comemora o 21 º aniversário do Telescópio Espacial Hubble em órbita. [Nasa]

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.