Ícone do site HypeScience

Fumaça dos escapamentos dos carros é culpada por grande parte dos ataques cardíacos

Cientistas belgas concluíram, em uma pesquisa, que a poluição resultante da queima de combustíveis, saída dos escapamentos dos carros é responsável por 7,4% dos de todos os casos de parada cardíaca estudados.

De acordo com eles, a fumaça de escapamento de automóveis inalada pelas pessoas no trânsito pode levá-las a ter um ataque cardíaco. Os pesquisadores cruzaram informações de 36 diferentes estudos e descobriram que, por causa do trânsito, mais ataques do coração são causados pela poluição do que por outras causas como esforço físico, álcool, raiva, comer em excesso, sexo e cocaína.

Os 7,4% dos casos causados pela fumaça superam os 6,3% dos casos de ataques causados por esforço físico; 5% dos casos causados por bebidas alcoólicas ou café; 4,8% da exposição à poluição em geral; 3,9% causados por emoções negativas; 3,1% causados pela raiva; 2,7% causados pelo excesso de comida; 2,4% causados por emoções positivas; 2,2% causado por sexo e menos de 1% dos casos foram causados por uso de cocaína.
“Dos motivos estudados que desencadeiam um ataque cardíaco, cocaína é o que mais oferece risco para um indivíduo. Mas o a fumaça do trânsito tem mais efeito populacional porque mais pessoas estão expostas a ela”, disse o responsável pelo estudo, Tim Nawrot, da Hasselt University, na Bélgica.

Mais um ponto negativo para o trânsito nas metrópoles. O ruim é pensar que algumas pessoas que tentam deixar o carro em casa e sair de bicicleta podem acabar atropeladas como na recente tragédia em Porto Alegre. [LifesLittleMysteries]

Sair da versão mobile