O Google Mars (Google Marte) já está dando o que falar. Ele é um aplicativo que reúne diversas fotos do planeta vermelho e anda alimentando a imaginação de curiosos por aí.
Um deles é o italiano Matteo Ianneo que declarou ter encontrado a face de Gandhi de perfil, localizada nas coordenadas 33°12’29.82″N e 12°55’51.21″O em Marte, além de jurar ter visto sinais de vegetação, entrada de túneis subterrâneos e ruínas de cidades no planeta.
Para ajudar a esclarecer o que Ianneo estava observando, o pesquisador Jonathan Hill da Universidade do Arizona pegou a imagem, que está em baixa resolução no site, procurou uma em alta resolução do mesmo acidente geográfico, tirada por uma câmera melhor da NASA, e desmascarou a ilusão. “Como você pode ver, na verdade estamos olhando para uma cova, e não para um monte como aparenta a imagem do Google Marte”, disse Hill.
A explicação para esse fenômeno é a pareidolia, fenômeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo (em geral uma imagem ou som) sendo percebido como algo distinto e significativo, como um rosto.
Há anos as pessoas tem observado imagens curiosas em Marte. A tendência, com a novidade do Google, é que muitas mais histórias curiosas venham por aí. [Space]