Garoto de 8 anos ganha duas novas mãos em transplante único

Por , em 2.08.2015

Um menino de 8 anos de idade chamado Zion Harvey, que perdeu suas mãos e pés para uma infecção grave, se tornou o paciente mais jovem a receber um transplante duplo de mão.

Na última terça-feira, em uma coletiva de imprensa no Hospital Infantil da Filadélfia, Zion apareceu com os antebraços enfaixados, mas com as novas mãos a mostra. Ele demonstrou seu aperto ainda delicado, e descreveu acordar com novas mãos como “estranho no começo, mas depois bom”.

Sucesso na cirurgia

Zion, que vive no subúrbio de Baltimore, em Owings Mills, Maryland, recebeu o transplante no início deste mês, embora os médicos não tenham divulgado publicamente a operação de quase 11 horas até esta semana.

Uma equipe de 40 pessoas trabalhou para meticulosamente reconectar as artérias, veias, músculos, tendões e nervos do garoto às suas novas mãos.

“Ele acordou sorrindo”, disse o Dr. L. Scott Levin, que dirige o programa de transplante de mão. “Não houve um gemido, uma lágrima, uma reclamação”.

transplante duplo de mão

A decisão

Zion contraiu sepse, uma condição com risco de vida que ocorre quando um agente infeccioso entra na corrente sanguínea e afeta todo o sistema imunitário, quando era muito novo. A falência de múltiplos órgãos resultante forçou na amputação de suas mãos e pés. Aos 4 anos de idade, ele precisou de um transplante de rim, órgão que recebeu de sua mãe.

Próteses de perna permitiram que Zion se tornasse uma criança ativa. Ele também aprendeu a usar seus braços para escrever, comer e jogar videogame. Os médicos esperam que ele agora seja capaz de alcançar mais metas, incluindo seus objetivos de lançar uma bola de futebol americano e brincar nas barras de um parquinho.

transplante duplo de mão

“Não era um risco maior do que o transplante de rim”, disse sua mãe, Pattie Ray. “Então, eu senti que estava disposta a correr esse risco por ele, se ele quisesse”.

Recorde

Vários adultos nos EUA já receberam transplante duplo de mão ou braço nos últimos anos, mas Zion é provavelmente a pessoa mais jovem a fazer a cirurgia, que requer uma vida inteira de drogas supressoras do sistema imunológico para garantir que o corpo não rejeite suas novas partes.

Zion já estava tomando esses tipos de medicamento por causa de seu rim doado, o que fez dele um bom candidato para o transplante de mão.

transplante zion (2)

Depois de mais algumas semanas de reabilitação física no hospital, Zion vai poder voltar para casa.

A família do doador das mãos escolheu para permanecer anônima. [CBC, MinhaVida, TheGuardian]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!