Ícone do site HypeScience

Geleira se rompe e cria gigantesca ilha de gelo

Um pedaço de gelo, do tamanho da cidade de Goiânia, desprendeu-se de uma geleira na Groenlândia. O rompimento aconteceu nas primeiras horas da manhã do dia 5 de agosto, e é a primeira quebra em uma geleira groenlandêsa desde 1962.

Esta nova ilha de gelo, que acaba de ser criada, tem 260 km² de área, o equivalente a 36.400 campos de futebol! Além disso, possui 220m de altura, a metade do edifício Empire State Building, de Nova Iorque. Não há dúvidas de que se trata de um grande pedaço de gelo. A Geleira Petermann, de onde se desprendeu o gelo, fica localizada a cerca de 1000 km ao Sul do Pólo Norte. Esta geleira é uma das únicas duas que ainda se conectam a plataformas de gelo, algo cada vez mais raro nesta época de derretimento de calotas devido às mudanças climáticas.

A água doce armazenada nesta calota polar que se desprendeu, segundo os estudiosos, é suficiente para manter a água que corre nas torneiras dos Estados Unidos por quatro meses. E todo esse bloco, agora, está em movimento. Os cientistas preveem que a ilha de gelo se encaminha para o estreito de Nares, uma passagem de água que desemboca num arquipélago onde há ilhas de verdade, muito menores que esta calota.

Como não há espaço suficiente para a passagem da calota, ela não chegará inteira a esse arquipélago. Podem acontecer duas coisas: ou a ilha irá entalar em algum trecho mais estreito, bloqueando a passagem, ou se quebrará em pedaços menores. Dentro de dois anos, estes eventuais pedaços estarão no Oceano Atlântico. Agora, não há nada a fazer a não ser acompanhar a trajetória desta ilha de gelo recém-nascida. [[Live Science]]

Sair da versão mobile