Gilbert Baker foi um artista americano e ativista dos direitos LGBT.
O Google Dooldle de hoje está fazendo uma bela homenagem a Baker, que foi o designer da bandeira do arco-íris que representa o movimento a favor dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, em 1978.
Mais que uma bandeira
A bandeira de Baker tornou-se um célebre símbolo do orgulho gay, onipresente em todo o mundo desde a sua estreia.
O senador do estado da Califórnia, Scott Wiener, disse que Baker “ajudou a definir o movimento LGBT moderno”.
Em 2015, o Museu de Arte Moderna classificou a bandeira do arco-íris como um símbolo reconhecido internacionalmente, tão importante quanto o símbolo da reciclagem.
Além da animação na página inicial do motor de buscas, a homenagem do Google se estende à página de resultados, que ganhou uma grande bandeira do arco-íris nas laterais. Essa atitude rara torna a homenagem ainda mais significativa.
A ideia
Hoje, Baker completaria 66 anos de idade. O artista morreu em seu sono este ano, no dia 31 de março. A causa de morte apontada foi doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica.
Baker nasceu no estado do Kansas e serviu no exército norte-americano entre 1970 e 1972, o que o levou a São Francisco, na Califórnia, justamente na época em que o movimento pelos direitos dos LGBT começava a florescer. Depois de ser dispensado com honras do exército, permaneceu em São Francisco e aprendeu, sozinho, a costurar.
Baker era amigo de Harvey Milk, político e um dos maiores ativistas da causa LGBT de todos os tempos. O artista costurava faixas para passeatas a favor dos direitos LGBT e contra a guerra, e foi assim que eles se conheceram.
De acordo com relatos, foi Harvey Milk quem desafiou Baker a criar um símbolo de orgulho para a comunidade LGBT. [Abril]