Ícone do site HypeScience

Telescópio Espacial tem a colaboração de brasileiro

O Gamma-ray Large Area Space Telescope (GLAST) é um observatório espacial, que está em órbita ao redor de nosso planeta. Recentemente ele foi batizado de Enrico Ferni, um físico ganhador do Prêmio Nobel.

O telescópio detecta emissões extremamente energéticas de raios gama que estão a até 13 bilhões de anos-luz de distância. Ele foi construído em uma colaboração de cinco nações e foi colocado em órbita por um foguete da NASA, em junho deste ano.

O cubo de 4m é alimentado por painéis solares e utiliza a metade da energia elétrica de um secador de cabelo para funcionar. Ele permitirá que observemos fenômenos que ainda estão apenas no campo teórico como a matéria escura e a energia escura, um tipo de matéria exótica, que os cientistas pensam que são responsáveis por 95% de toda a massa das galáxias e nunca foi observada diretamente.

O telescópio pode observar em detalhes os centros galácticos ativos que são buracos negros supermassivos que mantém toda a matéria da galáxia junta

Será possível também detectar o nascimento de um buraco negro ao observar o “grito” que uma partícula pode emitir ao fazer a curva quando é ser puxada pela sua imensa gravidade, segundo Eduardo Couto Silva, brasileiro que participa do projeto.

Outros fenômenos que o GLAST estará observando:

[GLAST, Fantástico]

Sair da versão mobile