Ícone do site HypeScience

Golfinhos selvagens são vistos fazendo acrobacias por pura diversão

Seis golfinhos já foram vistos “caminhando” na água na Austrália, aprendendo a técnica naturalmente, sem nenhum treinamento por parte dos humanos.

Golfinhos domesticados, que se apresentam em parques aquáticos, conhecem muito bem a técnica. Eles batem sua cauda rapidamente o mais forte que podem para se manter “em pé” sobre a água, sendo impulsionados para trás.

De acordo com os cientistas que fizeram a descoberta, não há nenhum motivo óbvio para o comportamento, a não ser pura diversão. Isso mostra que, além de brincarem, os golfinhos são capazes de ensinar a brincadeira para os outros. Apenas poucas espécies fazem isso – cientistas chamam o fenômeno de “transmissão de cultura”. Chimpanzés ensinam os filhotes a caçar cupins em seus ninhos usando galhos e orcas ensinam técnicas para caçar focas, por exemplo.

Primeiramente, apenas dois golfinhos eram avistados fazendo a brincadeira, agora seis participam do jogo, incluindo dois filhotes.

Acredita-se que “Billie”, um dos golfinhos, tenha aprendido o truque por ter sido mantido em um aquário por algum tempo com golfinhos domesticados que se apresentavam para o público. Depois ele passou o conhecimento para o bando.[BBC]

Sair da versão mobile