O que parecia questão de tempo finalmente se concretizou: nos últimos dias 17 e 18, o navegador Google Chrome foi mais utilizado do que o Internet Explorer em um final de semana pela primeira vez na história. Os dados foram fornecidos pela empresa irlandesa Statcounter, especialista em análises de acesso à internet.
O método de mensurar a popularidade de um navegador através de um final de semana é simples: longe do trabalho, as pessoas têm total liberdade para escolher que navegador utilizar, o que às vezes não é permitido durante os dias úteis.
Na ocasião da ultrapassagem, o Google Chrome alcançou 32,7% de todos acessos à web no mundo, contra 32,5% do Internet Explorer. Na segunda feira, com as pessoas de volta a seus escritórios, o Google Chrome caiu para 30% enquanto o IE subiu para 35%, o que comprova a tese do final de semana.
Na disputa pelo mercado mundial, tomando como base a procura anual, a evolução do Google Chrome também é notável. Há um ano, o Internet Explorer detinha 45% dos acessos em escala internacional, enquanto o Chrome estava na casa dos 17%. Agora, a vantagem do IE é de apenas quatro pontos percentuais, 35% contra 31%.
O Mozilla Firefox, mais popular na Europa, aparece em terceiro lugar mundial com o resultado de 25%. Tentando abrir brechas no monopólio dos três, aparecem o Apple Safari com 7% e o navegador Opera com apenas 2%.
Estes números, também coletados pela Statcounter, foram baseados na análise de mais de três milhões de sites pelo planeta, cujo número de acesso às páginas em um mês já ultrapassa a marca dos 15 bilhões. [Reuters]