No mês passado, cerca de 150 pessoas receberam mensagens do “gigante das buscas”, perguntando “o que você quis saber recentemente?”.
As mensagens foram enviadas em horários aleatórios durante três dias, e faziam parte do Daily Information Needs Study (“Estudo das Necessidades Diárias de Informação”) do Google.
Com essas informações, a empresa pretende criar um mecanismo de busca que dê ao usuário informações de que ele precisa – antes mesmo que ele procure por elas.
O mecanismo deve ser desenvolvido para dispositivos móveis (como tablets e smartphones) e poderá, a princípio, aproveitar informações contextuais dadas pelos aparelhos (onde a pessoa está, por exemplo) para descobrir o que o usuário quer. “Nós sempre dissemos que o mecanismo de busca perfeito irá lhe dar exatamente o que você precisa saber no momento certo, possivelmente sem que você precise pedir por isso”, diz Jon Wiley, um dos principais designers de experiência de usuário do Google.
E que tipo de informação o usuário quer, mas não a ponto de pesquisar? Talvez dados sobre o trânsito local, a previsão do tempo ou a quantidade de pessoas que estão em determinado shopping – saber que o estacionamento está lotado pode evitar uma viagem perdida, por exemplo.
Poucas informações foram divulgadas sobre o projeto, contudo, o que dá margem a muitas especulações.[Gizmodo, TR]