Heinrich Hertz: o que descobriu este brilhante cientista?

Por , em 22.02.2012

Sempre que você fala em Hertz está se referindo a uma grande descoberta feita por Heinrich Hertz, um físico alemão que nasceu a exatamente 155 anos e está sendo homenageado hoje na página inicial do Google com o seguinte doodle:

Heinrich, desde muito jovem adorava máquinas o que o fez inscrever-se no curso de engenharia. Mais tarde sua predileção pela investigação e produção científica o fez escolher a física com 21 anos de idade.

Com apenas 26 anos Heinrich Rudolf Hertz comprovou a existência da radiação eletromagnética prevista 18 anos antes por Maxwell, descobriu como se propagavam e como controlar sua frequência. Para isso ele criou o receptor antena Hertz e emissores de ondas UHF, os mais simples tipos de antenas do ponto de vista teórico.

Hertz usou uma bobina de indução e um metro de fio metálico como irradiador no seu experimento revelador sobre eletromagnetismo.

O mais comum é lermos o símbolo Hz que é uma unidade de frequência que indica ciclos por segundo, ou seja, quantas oscilações ou vibrações ocorrem em um segundo em um evento periódico.

Hertz também demonstrou muitas outras propriedades do eletromagnetismo como velocidade, reflexão, refração e polarização.

Hertz chegou a fazer publicações sobre mecânica e também cultivou um grande interesse pela meteorologia chegando a ser citado como assistente em alguns artigos científicos da área no estudo sobre evaporação e unidade.

As brilhantes descobertas de Hertz foram o pontapé inicial em um ramo da ciência que nos beneficia diariamente sempre que informações precisam ser transmitidas pelo ar, seja ao explorarmos astros distantes do nosso universo ou para usarmos internet sem fio no conforto de nossa casa.

Infelizmente o gênio de Hertz deixou de produzir novos conhecimentos após morrer de infecção aos 36 anos.

[Wikipedia 1, Wikipedia 2, Wikipedia 3, Google]

15 comentários

  • Divonsir Borges:

    Bela nostalgia. Hertz; até hoje está, nas maiores precisões que já conhecemos, dentro do espaço e tempo exato. Hertz, vai desde os padrões da oscilação eletromagnético, quer dizer que a energia básica deve, ir e vir nas correntes alternadas, e seguir pulsando em um só sentido na corrente continua, a 60 vezes por segundo, Uma emissora de rádio liga e desliga o alto falante 103.9 milhões de vezes por segundo. A internet não se atrapalha porque graças a hertz esses códigos tem uma digital única.

  • josemar silva dos santos:

    Um pais onde a educação foi e é controlada por jesuitas,e os politicos seguem as regras do emburrecimento do povo, não pode produzir genios.

  • Roberto Bezerra:

    O Brasil tambem teve seus “gênios visionários” no campo das descobertas das ondas eletromagnéticas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura

  • Diana:

    não seria “umidade”?

  • Marlya Evelyn:

    Muito boa a matéria. Um grande cientista, merece nossa admiração. Mas morreru novo, se tivesse vivido mais teria contribuido ainda mais com a nossa sociedade. Parabéns (:

  • Ana Lourenço da Rosa:

    TEMÁTICA: HERTZ-Em 1857 nascia o Bebê Hertz! E hoje o mundo comemora 155 anos da sua existência material e espiritual.Se hoje o seu aniversário é festejado, alguma coisa extraordinária ele deve ter feito. E fez mesmo! Se estou comentando este artigo, pela internet (…); alguém deve ter pensado, pesquisado e construído todos os passos dos processos científicos, ou seja, da ideia (hipótese), da Teoria que daria certo e finalmente, a “coisa” constatada na prática. Isso o cientista HERTZ fez – com apenas 26 anos comprovou a existência da “radiação eletromagnética” prevista 18 anos antes, ou seja, pensada por MAXWELL – com o surgimento do receptor-antena-Hertez e emissores de ondas UHF, os mais simples tipos de antenas conhecidas pelo ponto de vista do mundo teórico. A humanidade recente utiliza todos meios e benefícios tecnológicos e nem “quer saber” quem sofreu e muito, debruçado, despenteado, cansado sobre os livros (isso antigamente), para os “deleites” dos usuários do século XXI. Um alerta! Os velhos e sábios cientistas estão morrendo! É a lei natural da vida!Será que teremos novos cientistas das categorias dos desbravadores de ideias do século XX e até mais antigos? Não é fácil um país produzir cientistas da noite para o dia. É preciso investir pesado nas pesquisas, aquisições de materiais de consumo e equipamentos específicos (…). Aí, do contrário não me venham com desculpas que um país X está repleto de analfabetos! Chega de colocar as desculpas nas costas dos jovens que estão cada dia mais se afastando das escolas (…); e os motivos são coisas da Política Educacional mesmo (…)! ANA LOURENÇO DA ROSA. Etnobio/cerrado. Tocantins. BRASIL.

  • Rochester:

    Mente jovem, brilhante e visionário. O que esse rapaz não teria descorberto se sua vida não fosse abrevida tão precocemente. Grandes descorbertas dos gênios de antigamente sendo aperfeiçoado por seus seguidores nos tempos atuais. Acredito que hoje quase não são feitas grandes descobertas, elas são aperfeiçoadas.

    • Marlya Evelyn:

      Falou bonito e disse tudo. Amei seu comentário (:

  • nadir faganelli:

    Mais uma das mentes brilhantes que passou por este mundo e deixou o seu legado para nós…

    • nadir faganelli:

      estudo fisioterapia e o hz é um dos meios pelos quais o nosso organismo é beneficiado.

  • Elaine:

    Que pena ter morrido tao novo!

  • Bruno Dan:

    Comprimentos de onda!

    • Amanda Weimer:

      Uau isso q é cientista!
      O google sta ficando muito bom

  • Felipe:

    “Com apenas 26 anos Heinrich Rudolf Hertz comprovou a existência da radiação eletromagnética prevista 18 anos antes por Maxwell, descobriu como se propagavam e como controlar sua frequência.”

    O cara era bom

    • karlloz:

      Ele era ótimo! Tão bom que seu nome esta em quase todos os equipamentos eletro-eletrônicos.

Deixe seu comentário!