Ícone do site HypeScience

Campo de força permite tocar objetos virtuais em pleno ar

O Airborne Ultrasound Tactile Display (Display Tátil de Ultra-som) é uma destas tecnologias que tem boa chance de mudar o entretenimento para sempre: É um campo de força 3D criado no ar que permite que você toque objetos virtuais com as próprias mãos.

O dispositivo criado na Universidade de Tokyo inicialmente poderá ser utilizado em teclados virtuais, mas o futuro é mais promissor assim que o seu tamanho e resolução aumentarem, pois as possibilidades são “ilimitadas”. Com “ilimitadas” isso significa sexo virtual:

“Este display tátil permite uma resposta tátil sobreposta a imagens 3D projetadas no espaço aberto, o que permite um manuseio mais intuitivo de imagens tridimensionais “tocáveis”. Por exemplo, usuários poderão tocar a Princesa Léia projetada no ar.

Isso mesmo. Tocar a princesa Léia projetada no ar. Com (ou sem) o biquíni dourado.

No campo dos games, por exemplo, será possível jogar boxe trocando socos virtuais, que você realmente vai sentir, com um personagem que estará de pé na sua frente.

Esse campo de força é projetado através de múltiplos transdutores de ultra-som que projetam ondas no ar. Sem luvas especiais ou qualquer outro dispositivo e sem risco de que penetrem no corpo.

O dispositivo usa a radiação acústica, um fenômeno causado por ultra-som não linear, o que permite a criação de formas espaciais com a pressão de radiação de ultra-som acústico o que leva à sensação de tocar os seios da princesa Léia de verdade. É possível inclusive sentir a natureza do material que se toca.

O dispositivo poderá “sondar a superfície de um objeto para medir suas propriedades visco-elásticas de um ponto distante.”

Esta versão do dispositivo produz um campo de força 3D “que é suficiente para manusear objetos virtuais com as mãos. O campo de força foi projetado para ser efetivo em uma região de 30cm3 com resolução espacial de 1cm”. Holodeck, lá vamos nós. [Universidade de Tokyo, BBC, Gizmodo]

Sair da versão mobile