Ícone do site HypeScience

Homem de borracha – síndrome transforma pessoas em cópias do “Sr. Fantástico”

Se você conhece “O quarteto fantástico” com certeza lembra do líder do grupo de Heróis, o Sr. Fantástico, que tinha o corpo completamente elástico.

Todd Schaeffer, o cara da foto, vive algo parecido – ele pode dobrar seus dedos e seus pés de forma que seria impossível (pelo menos sem quebrar alguns ossos) para a maioria de nós. O próprio Schaeffer, quando era menor, costumava achar que era algum tipo de super-herói, por suas habilidades estranhas.

A verdade é que ele sofre de uma síndrome conhecida como Ehlers-Danos, um distúrbio genético também conhecida como “síndrome do homem de borracha”. A doença afeta o tecido dos nervos e é conhecida desde 1657, mas só foi registrada no início do século XX.

Há seis tipos diferentes do distúrbio, que podem ser desde moderados a extremamente graves. Alguns casos afetam o coração e os rins, por exemplo, e podem ser fatais.

Normalmente os sintomas da síndrome não são tão evidentes como no caso de Todd e a doença pode ser de difícil diagnóstico para médicos. Aparecendo em uma de cada 20 mil pessoas, a síndrome se torna mais grave em pessoas idosas, que acabam sofrendo com uma versão ainda pior de artrite.

No entanto, em alguns casos, como no de Todd, a pele, os nervos e as juntas acabam ficando super flexíveis. Segundo o paciente, apesar de ele se preocupar em como a doença irá se desenvolver com sua idade, ela acabou se tornando um divertimento para ele e para sua família – já que não tem cura, pelo menos algumas risadas são ganhas com a síndrome. [The Body Odd]

Sair da versão mobile