Homens das cavernas desenhavam animais melhor do que Leonardo Da Vinci

Por , em 9.12.2012

Esta imagem de um touro em Lascaux, que remonta 30.000 anos, foi uma das obras destacadas pelos pesquisadores como sendo uma representação exata do movimento de defesa animal

Quem olha pinturas rupestres de 30 mil anos atrás nem imagina que elas podem ser mais precisas do que muitos desenhos “modernos” – pelo menos quando se trata de mostrar o movimento de animais quadrúpedes. Depois de analisar mil trabalhos artísticos, uma equipe de pesquisadores da Hungria concluiu que o número de erros era consideravelmente menor entre os homens das cavernas.

As obras incluíam pinturas de vacas e elefantes e estátuas de cavalos e outros quadrúpedes. Na maioria delas, a posição das pernas durante o movimento estava incorreta, porém o problema ocorria menos em obras pré-históricas (46,2% das vezes) do que em obras modernas feitas antes de 1880 (83,5%). Nem Leonardo Da Vinci escapou de errar.

Um desenho moderno de cavalo, desenhado errôneamente por Leonardo da Vinci

Na década de 1880, o artista Eadweard Muybridge estudou detalhadamente o movimento de quadrúpedes (que é muito similar, independentemente da espécie), analisando a posição das pernas tanto em movimentação lenta quanto em corrida. Depois que os resultados desse estudo foram publicados, o índice de erros caiu para 57,9% (após 1887).

“Os homens das cavernas estavam mais conscientes da movimentação lenta de suas presas e ilustraram o andar de quadrúpedes mais precisamente do que artistas que vieram depois”, escrevem os pesquisadores.

Esta escultura do século 19 do rei polonês Jan Sobieski III montando um cavalo de cavalaria mostra corretamente como o animal teria caminhado

Contudo, não ficou claro se os modernos cometiam essas imprecisões por causa de “licença poética”, ou porque não tinham tanto conhecimento sobre o movimento dos animais.[Science 2.0] [Daily Mail UK]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Pedro Henrique123:

    é relevante que os homens das cavernas desenhavam melhor que os artistas modernos ,se tratando de animais,pois o convívio com os animais era consideravelmente maior, Passavam o dia todo observando o movimento para descobrir uma melhor forma de caça-los.Talvez Leonardo Da Vinci considerava tais erros irrelevantes,ou talvez ele não se dedicava muito a pinturas de animais, pois um homem de tamanha inteligência seria, ao meu ver,totalmente capaz de alcançar tamanha perfeição.

  • Marte:

    Os homens das cavernas desenhavam – e pintavam – muito, extraordinariamente bem. Estavam à frente do seu tempo (e até criaram o primeiro capítulo da História humana). Sabiam de anatomia, proporção, movimento, forma, plano, volume, … Eram gênios na estilização da forma e foram os tatara-tatara-avós das histórias em quadrinhos e da grafitagem. Não é pouca coisa não. E isso tudo a zilhões de anos antes da escrita e sem equipamento algum: o pincel era improvisado, assim como a tinta. Gênios das cavernas eles eram.

    Agora… da Vinci era um mestre do desenho, e também um grande observador da natureza. Não cometeria deslize tão bobo. Credito a falha ao estagiário do atelier de Leonardo – sempre eles –. Ou quem sabe não é falha, é mensagem cifrada?

  • Hélio Medeiros:

    Corrija esse errôneamente aí, que está escrito erroneamente!

  • Cesar Grossmann:

    Eu acho que trata-se da observação. Os gregos não podiam fazer autópsias para descobrir como funcionavam os grupos musculares, mas eles viviam rodeados de corpos atléticos nus, e suas estátuas de pessoas não devem nada ao mesmo Leonardo e outros renascentistas quanto à precisão anatômica.

    Da mesma forma os homens que fizeram estas pinturas eram caçadores, e dedicavam uma grande parte de seu dia observando suas presas. Aliás, observar era pouco, eles eram (compreensivelmente) obcecados por animais. Eles representavam sua caça muito melhor do que representavam a si mesmos…

  • Juan Garutti:

    Imagem sem legenda complica! O que é A, o que é B, o que é C e o que é D?
    Fui na fonte ver sobre isso.

Deixe seu comentário!