Ícone do site HypeScience

Homens ficam mais generosos perto de mulheres atraentes

Um novo estudo comprovou cientificamente o que qualquer um poderia chegar a conclusão se observasse o comportamento masculino com cuidado: que os homens se tornam mais generosos perto de mulheres atraentes. E por quê? Obviamente, porque querem impressioná-las.

Assim como um pavão exibindo sua plumagem, os homens são mais propensos a se mostrar através de boas ações se estiverem em companhia de membros atraentes do sexo oposto.

O estudo mostrou que os homens concorrem ativamente para superar uns aos outros com atos generosos quando estão sendo observados por mulheres atraentes, mas não quando são observados por outros homens.

O mais incrível é que o mesmo não se aplica às mulheres (eu já sabia), cuja abnegação e altruísmo permanecem os mesmos tanto na companhia de homens quanto mulheres.

Os pesquisadores recrutaram 65 homens e 65 mulheres com idade média de 21 anos, e observaram como eles jogavam um jogo de cooperação onde os indivíduos poderiam doar dinheiro para um fundo comum do grupo.

Doar dinheiro era um ato altruísta porque os jogadores sabiam que outros se beneficiariam, enquanto eles não poderiam garantir que receberiam o mesmo retorno dos outros.

Ao ser assistido por um membro fisicamente atraente do sexo oposto, os homens foram significativamente mais generosos, enquanto o comportamento das mulheres não se alterou.

Quando os participantes foram colocados em grupos, os homens sendo observados por uma mulher atraente competiam entre si, aumentando os seus donativos para parecerem mais altruístas. Já quando observados por outros homens, suas doações não aumentaram.

Os pesquisadores acreditam que os homens mudam seu comportamento na presença de mulheres porque instintivamente tentam aumentar suas chances de conseguir uma parceira.

Se boas ações dos homens aumentam quando confrontados com uma oportunidade de “copular”, talvez não seja “machista” colocar mulheres atraentes em campanhas. Pelo contrário, nisso pode residir a chance de incentivar atos altruístas.[Telegraph, foto de Josep Rosell]

Sair da versão mobile