Ícone do site HypeScience

Iceberg do tamanho de Berlim aparece na Antártica

Um iceberg enorme que irá crescer até 880 quilômetros quadrados está se formando em uma plataforma de gelo na Antártica Ocidental.

O iceberg começou como uma rachadura superficial no lençol de gelo, localizado em frente à Geleira Ilha Pine, na região antártica. A fenda, encontrada em outubro, corre por quase 32 quilômetros, e imagina-se que tenha 65 metros de profundidade.

Com a rachadura aumentando a cada dia, o iceberg vai se formar quando quebrar da plataforma maciça de gelo. Espera-se que isso aconteça no final desse ano ou começo de 2012.

Cientistas da NASA afirmam que o iceberg irá formar uma área de 880 quilômetros quadrados, o mesmo que a capital da Alemanha.

A Geleira Ilha Pine é uma das maiores e mais rápidas massas de gelo da Antártica, e é responsável por algo em torno de 10% de todo o gelo flutuante nos oceanos.

Em anos recentes, satélites apontaram uma notável diminuição na geleira, o que pode estar relacionado às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Mas cientistas que monitoram o aparecimento do iceberg afirmam que a nova formação é parte de um ciclo de 10 anos que acontece naturalmente.

“O último grande nascimento de um iceberg aconteceu em 2001, então já era esperado que algo assim acontecesse nessa época. E para nós é muito excitante ver algo assim acontecendo”, afirma o cientista do projeto IceBridge da NASA, Dr. Michael Studinger.

“Eventualmente, o iceberg vai se mover para o norte, onde seguirá correntes de vento e oceânicas – e a principal lá é a Corrente Circumpolar Antártica. Estaremos com certeza acompanhando isso”.

O “nascimento” é uma forma de perturbação no gelo, causada pela quebra súbita de uma massa de gelo de uma geleira ou iceberg maior. O fenômeno acontece usualmente após uma rachadura na massa de gelo.

Esse processo produz mais de 15 mil icebergs todos os anos apenas na Groenlândia, e é uma popular atração turística no Alasca.[Telegraph]

Sair da versão mobile