Ícone do site HypeScience

Idade de “Eva”, ancestral de todos os humanos, é confirmada

E nossa “avó” é bem idosa. Cientistas acreditam que ela tenha vivido há 200 mil anos atrás. Essa ancestral materna foi batizada de “Eva”, por motivos óbvios, e ela foi descoberta graças a pesquisas em nosso DNA.

Basicamente, o que os cientistas fizeram foi analisar o DNA mitocondrial, encontrado no centro de produção de energia das nossas células. Esse DNA é passado apenas de mãe para filho e pode levar a uma mulher “original”.

Os cientistas acreditam que essa Eva mitocondrial tenha vivido há 200 mil anos atrás, uma data que coincide com o aparecimento dos primeiros humanos que seriam modernos anatomicamente. No entanto, não significa que ela tenha sido a única humana da época, mas que apenas seus herdeiros sobreviveram até os dias atuais.

Segundo os pesquisadores, provavelmente a primeira humana não foi Eva, mas alguma outra fêmea cujo DNA não permaneceu nos humanos modernos. Logo a idade da nossa Eva mitocondrial é um pouco menor do que a primeira humana.

O DNA mitocondrial é mais usado para os estudos de geneticistas por ele conter informações simplificadas. Ele também possui uma região que muda rapidamente, funcionando como uma espécie de relógio molecular, que pode fornecer pistas sobre a origem da humanidade. [LiveScience]

Sair da versão mobile