Você pode ter visto uma série de fotos de uma criatura bizarra que parece um cruzamento de porco e de ovelha circulando pela internet. O corpo do bicho parece o de uma ovelha (com lã e tudo) mas, se olharmos de perto, a cabeça é de um porco.
O que afinal são essas criaturas bizarras? Um porco com casaco? Uma montagem do Photoshop? Ou um híbrido real entre uma ovelha e um porco – afinal, nunca sabemos onde a genética pode chegar…
Poderia ser Photoshop. No ano passado, uma mistura de humano com labrador circulou pela internet. Mas, no fim, tudo acabou sendo obra de uma artista.
Então qual é a novidade do porco-ovelha?
Ele é real. Mas não é novidade nenhuma. É uma espécie de porco peludo chamada de mangalitsa – e não tem nenhum tipo de DNA de ovelha. Nós conhecemos mais os porcos “carecas” comuns na América. O mangalitsa vive na Áustria e na Hungria e seu casaco o protege dos invernos rigorosos.
O mangalitsa surgiu do cruzamento de várias raças da região e já está por aí há mais de um século. Mas suas fotos só estão começando a circular na internet agora porque um zoológico em Essex, na Inglaterra, está disponibilizando as imagens para tentar proteger a espécie. Como ele têm menos carne do que os outros tipos de porco, os criadores não estão investindo em sua criação.
[LiveScience]