Ícone do site HypeScience

Ig Nobel 2015: confira os vencedores!

A 25ª edição do Prêmio Ig Nobel aconteceu na noite de ontem (17 de setembro) e honrou algumas iniciativas científicas que parecem (e muitas vezes são mesmo) bobas, mas realmente instigantes. A cerimônia de premiação costuma ser muito bem humorada, e celebrar toda a ciência e iniciativas de pesquisas com um pouco de zueira nerd. Deve ser no mínimo divertidíssimo!

Todo ano, a plateia tenta acertar o alvo (humano) com aviões de papel. Será que alguém já conseguiu?

https://vine.co/v/eUwrHDgiAla

Nomeados

Para esta 25ª edição do prêmio, 12 trabalhos foram selecionados em dez categorias. Os vencedores receberam um troféu e uma nota de dez trilhões de dólares do Zimbábue. Generosos? Hum, nem tanto. A moeda foi extinta este ano.

Vencedores

Ig Nobel 2015 – Biologia: Descobrimos que as galinhas andam como dinossauros quando tem gravetos presos em suas caudas

O Ig Nobel de Biologia foi para o Doutor Rodrigo Vasquez, da Universidade do Chile, que fez experimentos com a extremidade traseira de uma galinha. Ao colocar uma cauda artificial elas, o pesquisador foi capaz de mover centro de massa dos animais para a parte posterior. Hum, e daí? Bem… Estes resultados apoiaram uma hipótese sobre a locomoção dos terópodes e oferece uma oportunidade incrível de estudarmos espécies extintas, como o T-Rex.

LITERATURA: “huh”?


Estudo descobre que toda forma de linguagem inclui a palavra “Huh” ou equivalente.
Você precisava de um estudo para saber disso? Bom, não custa nada confirmar, não é mesmo? De acordo com esta pesquisa, perplexidade e indecisão não conhecem fronteiras, nem linguística nem de outra forma. Quando nos deparamos com algum tipo de vida alienígena bizarra que só existe como uma estrutura cristalina complexa e comunica através de pulsos de luz, você pode apostar que haverá algum padrão particular de luz que significa “huh?”.

QUÍMICA: como cozinhar um ovo parcialmente?


Sim, existiu um cientista que pesquisou isso. E sim, ele ganhou um prêmio. Se você não acha que tem algum valor científico, pelo menos temos que tirar o chapéu para uma coisa: a criatividade deste cara.
A ideia foi de Callum Ormonde, da University of Western, da Australia.

FÍSICA: Pesquisa descobre que quase todos os mamíferos esvaziar suas bexigas entre 8 e 44 segundos


Que nobre verdade para descobrir sobre a irmandade de todos os seres mamíferos! Na verdade, os estudo de Patricia Yang (Georgia Institute of Technology, EUA) é uma inspiração para saber que eu faço xixi da mesma forma que uma baleia azul, um jaguar ou um rato branco. #SomosTodosMamíferos

MEDICINA DIAGNÓSTICA: pesquisadores descobrem que apendicite aguda pode ser identificada com precisão pela quantidade de dor que um paciente sente ao dirigir na presença de radares de velocidade.


É difícil imaginar como é que alguém chegou a isso como um assunto para pesquisa. Espere, não, não é: Ambulâncias. Ambulâncias são por que este estudo aconteceu.

MATEMÁTICA: Estudo tenta descobrir se seria possível para um imperador marroquino do século 17 e 18 ser pai de 888 crianças


Moulay Ismael, que também era aparentemente conhecido como “Moulay Ismael, o Sanguinário”, era o imperador do Marrocos entre 1672-1727, e tem a fama de ter sido pai de quase 900 crianças durante o seu reinado. Sorte dos herdeiros que ele não está mais por perto. Ou será que alguém acha boa ideia ter um pai que é conhecido como “o Sanguinário”?

Aliás, queria ver ele falar o nome de todos os filhos, por ordem de nascença.
Deve ser mais fácil decorar mil casas do Pi.

MEDICINA: Descobrindo que o beijo (e outras atividades) têm benefícios de saúde


Os seres humanos se beijam e fazem outras coisas, mesmo que elas causem câncer, mas é realmente bom saber que atos físicos de amor podem reduzir reações alérgicas e vergões na pele. É como descobrir que comer sorvete é bom para a saúde mental – fantástico, mas não é como se nós realmente precisássemos de mais razões para tomar sorvete.

GESTÃO: Estudo descobre que a experiência precoce com desastres naturais pode causar um gosto especial longo da vida para a assumir de riscos


Isso realmente faz muito sentido – sobreviver ao pior da natureza pode atirar em você um sentimento profundo de invencibilidade. O estudo, de Gennaro Bernile, de Singapura, descobrir que muitos líderes empresarias que passaram por desastres naturais (como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis) não tiveram consequências pessoais terríveis. Aliás, muito pelo contrário. Aprenderam a apreciar o risco.

ECONOMIA: A Metropolitan Police Bangkok (Tailândia) pode se oferecer para pagar dinheiro extra a policiais se eles se recusam a aceitar subornos.


A melhor parte é que você pode totalmente confiar neles quando eles dizem que não aceitam quaisquer subornos. Eles não teriam motivos para mentir. Afinal, vão receber dinheiro de qualquer maneira.

FISIOLOGIA E ENTOMOLOGÍA: Estudo descobre a área do corpo humano onde picadas de abelha são mais dolorosas


Para ser muito claro – este é um prêmio em duas partes. Índice de Sting Dor de Justin Schmidt é relativamente bem conhecido, de modo que é uma espécie de prêmio de “conjunto da obra” para ele. A outra parte é para um pesquisador americano que meticulosamente organizou abelhas para picá-lo em 25 diferentes partes de seu corpo, para saber quais eram menos e mais dolorosas. Tudo em nome da ciência.[bbcnetworkworldlivescience]

Sair da versão mobile