Mais uma vez desembarquei em Porto Alegre com uma tripla missão. Dessa vez foi a de efetuar a cobertura do evento para o HypeScience, participar de um painel sobre Space Opera e também comparecer à sessão de autógrafos de mais um lançamento da Editora Argonautas.
Eis que saiu o quarto volume da série Sagas, desta vez com o tema Space Opera e com prefácio assinado pelo mestre André Carneiro. Uma homenagem à idade de ouro da pulp fiction, com um conteúdo bem século XXI.
Além do meu conto Space Opera pós moderno “Não Olhe para Trás”, que bordeja um pouco pelo terror, o livro traz contos inéditos de Roberto Causo, Marcelo Galvão e João Beraldo.
Por falar em Space Opera, este também foi o tema do nosso painel comemorativo ao lançamento deste quarto volume do Sagas.
Com minha participação, de Hugo Vera, de Larissa Caruso e mediação de Roberto Causo, conseguimos em 60 minutos (des)complicar um pouco o conceito da síndrome do “Capitão Barbosa” alinhavando nossos entendimentos que pouco a pouco a literatura fantástica nacional tem vencido o preconceito de editoras e leitores e ganhando seu espaço muito além dos jardins do nosso querido bairro chamado “fandom”.
Continuando no tema Space Opera, e com um apelo militar fortíssimo, Roberto Causo lançou mais uma obra no universo de Jonas Peregrino, num trabalho gráfico belíssimo da Devir , o romance “Gloria Sombria”.
Mas não foi só a FC que brilhou nessa odisseia.
Vampiros, espadachins, magos, bruxas e muitos anjos atraíram o seu público cativo com diversos lançamentos e novidades.
como por exemplo a belíssima trilogia escrita por Márson Alquati – Ethernity e publicada pela Giz Editorial.
Essa Odisseia vai dar o que falar.
Seja pela competente organização do evento, seja pela qualidade dos lançamentos e publicações, seja pelo profissionalismo e empenho dos expositores, seja pelo brilhantismo dos palestrantes…
Posso afirmar que foi uma honra participar.
Fica aqui a gratidão desse articulista à toda a equipe organizadora e a todos os participantes por mais um “Show de Cultura” que só a união de mentes e corações é capaz de fazer.
Parabéns Porto Alegre! Parabéns Rio Grande do Sul! Parabéns Brasil!
E ano que vem tem mais!
(Para ver a programação completa do evento clique aqui)
-o-
[Imagens: II Odisseia de Literatura Fantástica por Adriano Siqueira e Mustafá Ali Kanso]
[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]
LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo
À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA
Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.
Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”
Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.