Impactos da Terra podem levar vida a outros mundos com mais frequência do que o esperado

Por , em 25.08.2011

Segundo um novo estudo, as chances de impactos de asteroides na Terra terem espalhado destroços de vida a Marte, Júpiter ou para fora do nosso sistema solar são maiores do que se pensava.

Simulações de computador de detritos sendo lançados da Terra mostram que 100 vezes mais partículas acabam em Marte do que estudos anteriores haviam previsto.

Os impactos de energia mais alta levam detritos a Júpiter, que abriga duas luas que podem ser passíveis de vida.

Porém, apenas os organismos mais resistentes da Terra poderiam sobreviver à viagem.

O estudo considera um reverso da teoria da “panspermia”, que diz que os precursores da vida, ou a própria vida, podem ter sido “entregues” por um impacto de meteoro na Terra primitiva.

Igualmente, no entanto, os impactos da Terra podem lançar detritos carregados com micróbios ou pequenos organismos resistentes como ursos d’água, que já demonstraram a capacidade de sobreviver às duras condições do espaço.

Outras simulações têm abordado a probabilidade de que os impactos da Terra semearam vida no sistema solar, sugerindo até que os restos da Terra poderiam ter chegado a lua Titã, de Saturno.

Os cientistas fizeram as maiores simulações até agora, cada uma com mais de 10.000 partículas sendo ejetadas da superfície da Terra. Cada uma das cinco simulações de impactos considerou diferentes forças, com as partículas disparando em velocidades cada vez maiores.

As partículas escaparam da atração gravitacional da Terra e então se moveram de acordo com a gravidade do sol e dos planetas por 30.000 anos simulados.

Ao considerar a fração de partículas que, eventualmente, colidiriam com Vênus e com a lua, ou simplesmente espiralariam de volta para a Terra, os resultados da equipe são consistentes com as simulações anteriores.

Mas o estudo mostra um aumento acentuado no número de partículas que chega a Marte, e pela primeira vez demonstrou a probabilidade de que um impacto chegaria a Júpiter: a chance é de 0,05% quando as partículas são lançadas a uma velocidade de 16,4 quilômetros por segundo.

Segundo os pesquisadores, as pesquisas anteriores foram computacionalmente limitadas, por causa da tecnologia da época. Os números do novo estudo estão mais próximos da realidade. As taxas de impacto são ainda maiores porque os cientistas estão indo mais longe por muito mais tempo.

A questão que fica é se algum impacto realmente transportaria carga viva que pode cumprir a hipótese da “panspermia”.[BBC]

• Leandro Pereira:

Eu sei que marte e terra trocam material a milhares de anos, mas eu nunca vi uma pedra sair voando e entrar em órbita. É um troço muito maluco isso,

• daniel:

Em quanto a raca humana for religiosa ela nao pode ter direito de colonizar outros planetas habitados, pois vao impor a sua crenca de um deus imaginario, assim destruindo outras culturas como fizeram na colonizacao da america

interessante….não sabem nem cuidar da própria casa[terra]
    e já querem opinar sob a casa do vizinho..!!

Por isso adoro astronomia sempre tem uma descoberta, se eu estiver errado me corrijam, mais acho qe deve ter grande chance de ter vida em nosso proprio sistema solar(fora da Terra né), se eu naum estou enganado a lua Titã tem uma densa atmosfera qe naum deicha ver as coisas lá em baixo, imaginem daqi algum tempo uma sonda da NASA chegando lá e vendo seres extraterrestres por todos os lados, mais é claro qe naum é vida inteligente. o Universo é magnifico.

• Ozzy:

só achei a idéia da matéria meio limitada, assim como organismos poderiam sair daki, outros poderiam vir para cá, o universo é mto vasto para limitações do pensamento!

• willian:

É mais fácil afirmar que o planeta Terra é o centro do universo.

• willian:

O povo ai não entendeu a minha ironia, mas tudo bem. rs

• Fanatico:

E de estrema importancia que nos colonizemos o universo e levemos a palavra de Jesus para todo o univero. FAREMOS UMA NOVA CRUZADA ESPECIAL

nunca havia parado para pensar nisso, é realmente uma ideia interessante, ainda levando em conta a ideia de como Titan e Europa podem abrigar vida, e como Marte e venus podem ja ter tido vida, isso abre ainda mais brecha para a ideia de a vida na Terra ter vindo de Marte, não é mesmo??

• Drawph:

Nao se esqueça de Enceladus Acho q é esse o nome e se nao me engano é um lua de sartuno ou jupiter… mais ele tem mais chance de abrigar vida do que a Terra

• Tony Amorim:

Interessante, tenho mais chances de chegar a Marte do que acertar na mega-sena. Essas probabilidades…

• Poney:

descobri este site a menos de uma semana mas percebi que que não fazem muita questão de vangloriar nem que seja de uma forma mínima a Deus, ao menos quando o assunto é os planetas, a terra e o universo. não sejamos ingratos, estamos aqui graças a ele. ao menos uma citação eu esperaria encontrar nos próximos posts. algo como agradecer pela comida antes de almoçar. humildade minha gente, os beneficiados são vcs mesmos.

• anderea:

desculpe mais esse site de ciencia não de religião respeito todas religiões é claro pense assim quem gosta de falar de fisica num site de piadas…. nimguem a menos se for piadas sobre fisica …mais se não for vai ser so uma mistureba

• Fanatico:

Olha uma boa piada sobre fisica aqui: An electron walks into a bar and asks the bartender, “How much for a beer?” Bartender says, “For you, no charge”

essa não faz sentido em portugues…

• Drawph:

Conheço uma de Quimica Ou sera Biologia Tanto fais ela é assim ” Como uma Ensima se reproduz ? umm Ensima da outra”

• Cético:

Quanta Ignorância… Não necessariamente os outros tem de compartilhar de sua fé alem do que artigos deste gênero devem manter a imparcialidade. Acho que você não gostaria que em todos os artigos que visse, houvesse algo como, foi tudo graças a deusa Atena.

“Por que somos tão presunçosos a ponto de achar que um ser infinito precisa do nosso louvor?” Robert Green Ingersoll

• xd:

Eu prefiro ZEUS !!! seu idiota, esse site se chama (hypescience)!!! nao (Hype-ignorancia-louvor). abra os seus olhos pateticos e tente entender que vc nao e o centro do universso, na verdade vc e um misero grao de poeira comparado apenas a galaxia imagina o universso. Ou continue orando para o seu Deus imaginario que muito mais faci do que estudar!

• Fanatico:

Apoio totalmente o ideal do irmão ai em cima. E muito importante agradecer ao rei dos homens, e mais importante ainda e colonizar o universo e levar a palavra do senhor a todos os alienígenas pagões que vivem na sodomia e na devassidão. Eu aceitaria com muito gosto me tornar o primeiro Jesuíta espacial

• joao.f:

Q ridículo. Se vc quer ler sobre Deus deve procurar sites de religião e não de ciência. Tem mtos por aí q são capazes de solucionar seu problema.

• Poney:

Mesmo vcs me ignorando eu gosto de vcs.
      Pq o senhor disse: amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Ama o teu semelhente como a ti próprio.
      Temos que nos converter, estamos próximos do fim, do juízo final, onde o bem vencerá, somente os preparados irão desfrutar do reino dos céus. e é quando eu encontro com pessoas como vcs que eu gostaria de aplicar meu treinamento, me sinto realizado quando recupero almas perdidas. eu dou a vcs o meu perdão, agora que Deus tenha misericórdia de vcs.

obs. vcs precisam de ajuda. se alquem quiser deixe o email que eu entro em contato.

Amigo, vai lá pra sua igreja, vai lá louvar e pare de tentar impor sua fé para as outras pessoas. Respeite, para ser respeitado.

• Edu:

engraçado, alguém ligado á igreja, ligado a deus, e mesmo assim quer o e-mail para entrar em contacto, coisa que a ciência protagonizou…..Cada vez percebo menos…ufa….