Ícone do site HypeScience

Injeções podem curar fobias

Medo de aranhas, altura, cobras, cachorros, etc. Tudo isso poderia ser curado com uma simples injeção?

Uma equipe de pesquisadores descobriu que o cérebro pode ser reprogramado para superar alguns de nossos medos mais básicos.

Como o medo seria um hábito que aprendemos, os cientistas afirmam que poderiam simplesmente “desligar” a fobia com uma injeção.

Testes em peixes mostraram que, quando eles eram submetidos a tratamentos com uma droga chamada lidocaína, eles eram incapazes de sentir medo. A medida, embora drástica, pode ser a solução para aquelas pessoas que sofrem de fobias tão agudas que não podem nem ao menos sair de casa.

A pesquisa, feita na Universidade de Hiroshima, estudou o cerebelo, região do cérebro que está relacionada com o medo. Usando condicionamento por choques leves, os pesquisadores ensinaram os peixes a ficarem com medo de um determinado tipo de luz. Depois de um período levando choques quando aquela luz era acesa, os peixes passaram a esperar o choque junto com a luz – mesmo quando apenas a luz era acesa.

Quando eles estavam sob efeito da lidocaína, no entanto, eles não demonstravam estarem com medo. Mas o efeito era temporário – assim que a droga saía de seus organismos eles voltavam a sentir medo da luz. Seria como um anestésico de medo. Mas, de acordo com os cientistas, esses resultados já oferecem grandes esperanças para aqueles com fobias agudas.

Fonte: Telegraph

Sair da versão mobile