Invente um tricorder a ganhe 10 milhões de dólares

Por , em 14.01.2012

A Qualcom e a X Prixe Foundation fizeram uma parceria para tentar desenvolver o famoso tricorder, da série de ficção Star Trek – Jornada nas Estrelas, um dispositivo móvel que pode diagnosticar pacientes em qualquer lugar de maneira rápida e eficiente. Você acha que conseguiria transformar esse equipamento ficcional em realidade? Quem conseguir isso vai receber uma bolada de nada menos do que 10 milhões de dólares.

Ganha o prêmio quem conseguir criar um tricorder que permita que qualquer pessoa possa diagnosticar com precisão o que ela tem, sem ir a um médico ou hospital, e que seja fácil e divertido de usar.

Essa é uma invenção de ficção científica que sem dúvidas seria muito útil na vida real. Mas será que o tricorder realmente existirá no futuro? Vamos ter que esperar para ver as invenções dos geeks que vão tentar ficar milionários!

A X Prixe Foundation, que está organizando a façanha, é uma organização não governamental que cria desafios para tentar resolver alguns dos problemas do planeta. Conheça mais sobre essa fundação aqui. [Gizmodo] [Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

41 comentários

  • RL:

    bunito hein,
    se eu der a resposta vem o bill e oooops

    • Luiz:

      rsrsr verdade…

  • SENAM:

    Ora bolas, nos anos 50/60 foi inventado um cicatrizador eletronico, que foi depois vendido (a patente) para a NASA. Alguem alguma vez, ouviu falar disso??? Foi inventado no Brasil por um Russo que aqui vivia e o protótipo ainda existe.

  • André Luis:

    Talvez poderia servir como um instrumento para auxiliar os médicos, mas substituilos totalmente acho dificil, pois você confiaria à sua saude em um aparelho eletronico?

  • Brad Ptico:

    Há pouco tempo foi uma luta para conseguir um diagnostico preciso de uma forte dor de cabeça e algumas bolinhas de água na pele do rosto de um amigo meu. Até tomografia foi realizada e muitos outros exames.Depois de três dias um neurologista identificou uma infecção por herpes, o que era grave, por ser perto dos olhos, poderia se tornar uma encefalite. Depois de uma internação de cinco dias, ele está bem. Será difícil substituir a presença de um experiente medico para examinar o doente e mesmo assim às vezes é complicado um diagnostico.

  • Paulo:

    Bobagem. Os médicos ainda hoje não conseguem diagnosticar muitas doenças nem realizando dezenas de exames em laboratórios de ponta. Submetemos os resultados a uma junta médica, e cada um tem uma opinião diferente, o que mostra que o que existe ainda é muito “achismo”… Claro, máquinas para medir um parâmetro específico são outra coisa. Mas como informar a uma máquina todo um histórico de um paciente e seus familiares, que é o que auxilia um bom médico a chegar a um diagnóstico ? Isso é piada. Uma máquina como essa é sugerida, hipotéticamente valeria BILHÕES e não míseros 10 milhões.

    • eduardo:

      Isso me lembrou daquele desafio formulado por James Randi, em que ele daria 1 milhão pra quem provasse que tivesse poderes paranormais… o objetivo, claro, foi o de ridicularizar os crentes nessas fantasias e provar que não existe tais poderes…

      Mas, pelo menos esse é um desafio mais construtivo… penso eu que inventar esse tricoder seria o equivalente ao achar a máquina moto-continum (aparelho que gera energia infinitamente por si própria)…
      Não daria certeza de que pudesse realmente constuir o tricoder, mas aposto que muita coisa boa possa ser descoberta na tentativa.

  • irdes regina silva:

    Acho 10 milhões de dólares muito pouco… A empresa que fabricar ganhará muito mais. Se o aparelho der certo, é claro.

    • irdes regina silva:

      Imaginem quantas pessoas não precisariam ficar na fila desse maldito SUS, deitados em macas no corredor, esperando a hora de serem atendidos com a má vontade dos médicos, isso quando vão trabalhar. Talvez até melhoraria um pouco a vida da maioria da população brasileira…

  • eu mesmo:

    Tecnologia para isso já tem, ou vocês acham que a humanidade avançou sozinha neste ultimos 50 anos, ou melhor a tecnologia que apareceu depois do meados dos anos 80, imaginem um tablet nesta epoca , um simples micro sd de 16 giga. isto e tecnologia da terra, jamais né.

  • Zézão:

    Isso não é nada se comparado a um médico do SUS aqui de Campo Mourão-PR onde você não precisa dizer nada que a receita já está pronta.
    Acredito que o tal já deve ter um aparelho desses…só que ele erra…

  • Vicente:

    O inventor desta belezinha pode ganhar facilmente muito mais que 10 bilhoes

  • Isabela:

    Nossa,seria uma maravilha se existisse,mas creio que isso só possa acontecer daqui uns 20 anos…

  • marcos:

    Na cidade nosso lar deve ter isso, maas quem inventa moda deve conseguir..

  • Francisco:

    Muitos dos aparelhos que eram ficção há 30 anos atrás, hoje são reais.
    Então acho que num futuro bem próximo tal aparelho seja comum.

  • Ercio Novaes:

    A Qualcom e a X Prixe Foundation deveriam conversar com os desenvolvedores do SIRI…

    O problema é que o aplicativo não funcionaria em quem estivesse desacordado…

  • CLEME:

    Médicos modernos como eu adorariam que houvesse algo assim.
    Adoraria muuito mais ainda, se a sociedade fosse evoluída ao ponto ser honesta consigo mesma e respeitar mais a natureza interna e externa, aí sim a realidade seria outra, mas quem não iria gostar dessa nova realidade seriam os convênios, hospitais, a indústria farmacêutica, laboratórios e etc

    • Christhopher:

      A realidade se adaptaria com esse tricorder e também com a sociedade mais honesta, e outras oportunidades de negócios surgiriam até para convênios, hospitais, a indústria farmacêutica, laboratórios e etc.

  • David Quirino dos Santos:

    Como desconeço como entrar em contato com vocês, só me resta deixar, aquí, um comentário, na esperança de que façam contato comigo e digam o que necessito fazer para candidatar-me e ganhar esses U$ 10.000.000,00.

  • wilsonr:

    eu acredito, infelizmente, que haja um complo, para que pessoas pobres morram aos montes nos paises mais subdesenvolvidos.
    como eles procriam mais que os mais abastados, isto cria um problema sério, é só ver a quantidade de favelas, crime, abandono, etc.
    já se falava no Brasil a mais de um céculo na teoria eugènica.
    voces acham que se os eua e outros paises desenvolvidos, quisessem acabar com a fomr, as pragas, as matanças, na Africa, isto já não teria acontecido?
    é só ver o quanto os EUA gastou nas guerras do afeganistão e irac.
    Um aparelho como este, somente poderia se usado por um profissional de medicina. è commo os scanner atuais, ressonancia, etc. dá o resultado mas o médico, especialista tem que avaliar o que fazer com o resultado.
    a não ser que o tricorder, de o resultado, discrimine o tratamento e os remédios, e ainda por cima, opere.
    que vem, vem, mas não sera de uso comum.

  • Rosangela Dias:

    10 milhoes seria o valor de cada unidade do aparelho, se fosse possível criar um….

  • Falcone:

    Tais brincando??? Se eu inventar um aparelho desses iria ganhar o prêmio de US$10 milhões por mês só de royalties dos fabricantes !!!

  • Antonio Praxedes Filho:

    Não devem ser muito fácil de construir uma coisa desta,kkkkk?

  • Rafael:

    Se al coceguir construir este aparelho dificilmente vai ser trcado por dinheiro. Dependendo da pessoa pode faturar mais doque dez milhões de dólares.
    Acho que este aparelho funcionará em um futuro onde as pessoas serão mais humanas (compreencivas).
    Se um dia os sientistas conceguirem ouvir um espírito evoluído, tudo será possivel, pois há muito saber que se propaga em forma de vibrações esperituais no universo.

    • João:

      É compreecivo sientistas não conceguirem ouvir vibrações esperituais, afinal, pessoas humanas? que loucura!

  • cicero:

    Gostaria é que fosse inventado algo para a humanidade tornar-se realmente humana.Banindo todas as discriminações da face da terra e que toda riqueza e conhecimento(tecnologia) fosse partilhado para o bem comum…

    • sandro:

      Gostei, Cicero! se dez porcento dos humanos fossem iguais a você… com certeza o mundo seria bem melhor!!!! abraços.

  • POW!!!:

    UMA ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS PODERIA CRIAR ALGO ASSIM, MAS REALMENTE O PRÊMIO É POUCO SE COMPARARMOS TEMPO DEDICADO E BENIFÍCIO DA EMPRESA QUE O VENDERÁ!

    • João:

      Os médicos não querem criar algo assim. Acabaria com milhares de consultas.

    • Josmar:

      Eu creio que um aparelho desses seria utilizado assim como os hospitais usam outros tipos de aparelhos tais como: O raio x, ressonância, eletrocardiograma etc, onde o resultado do exame seria apresentado ao médico em uma consulta. Portanto os médicos teriam uma ferramenta de exames mais completa. Além disso, provavelmente apenas os hospitais estariam autorizados a utiliza-la. Do contrário os médicos estariam realmente perdidos!

    • Beto:

      Médicos não, engenheiros.

  • Mark:

    Seria incrível. Não duvido que um dia haja um aparelho como esse. Já conquistamos tanto…

  • Capitão Caverna:

    Muita gte iria perder o emprego se um aparelho desses saisse do papel.
    #VOLTAGLAUCO

    • Eset Dark Android:

      O Glauco está sumido mesmo hein!☻

  • Carter hall:

    Não entendi para que serve o aparelho!!!!!!!!!!!!

    • Raimundo C Santos:

      vc teria que assistir alguns episódios de star trek(new generations) para entender melhor a função desse aparelho

  • Guilherme:

    Uma pessoa sozinha seria muito difícil, acho que o prêmio deveria ser maior.

  • Hugo:

    Garanto que 10 milhões de dólares não é NADA comparado com o que a empresa que produzir e comercializar isso vai lucrar.

  • Josmar:

    Com certeza um dia alguém vai criar um aparelho como o da série Star Trek ou semelhante pois muita tecnologia fictícia, vista somente em filmes, atualmente é realidade. Não sei se isso ocorrerá hoje ou daqui a 20 anos, mais ocorrerá.

    • Irio:

      Em um mundo cuja tecnologia , principalmente a eletrônica, é aperfeiçoada cada ano,acredito que esse invento será possível, mas duvido muito que exista interesse para que tal invento seja concebido, pois muitas industrias que exploram a saúde iriam perder muito dinheiro, principalmente médicos. O valor do premio até que parece justo, mas com certeza a pessoa iria gastar uma quantia quase equivalente para construir tal aparelho.

Deixe seu comentário!