Ícone do site HypeScience

Ioiôs são ainda mais divertidos na microgravidade

Reina no imaginário das pessoas a ideia de que toda criança sonha em ser astronauta, em rasgar os céus, conquistar planetas e estrelas. Nem sempre isso é possível, e os pequenos geralmente descarregam sua vontade de desafiar a força da gravidade com brinquedos. Um dos mais populares nesta área é o bom e velho ioiô.

Fã de ambos os passatempos (espaço e ioiôs), o astronauta Don Pettit, da Nasa, resolveu misturá-los e criou algo ainda mais divertido. Em um vídeo com mais de seis minutos de duração, ele deleita o espectador com truques de ioiô feitos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O cientista realiza manobras clássicas como o “trapézio”, “cachorrinho” e “volta ao mundo”, mas parece fazê-lo em câmera lenta. Sem a força gravitacional, ele pode executar os movimentos na velocidade que quiser.

Lições de física

A rotação de um ioiô dentro de uma cápsula espacial ajuda a explicar princípios de cinética e mecânica, conforme conta Don. As interações físicas de um ioiô são semelhantes às que explicam a tecnologia de satélites, por exemplo.

E o astronauta dá a dica: entender a física envolvida no movimento de um ioiô pode ser um bom papo para você que quer impressionar aquela garota com seu conhecimento. Ou garoto, já que o ioiô é essencialmente um brinquedo unissex. [iO9/Update or Die]

Sair da versão mobile