Ícone do site HypeScience

“Janpelo”: confira imagens desta campanha mostrando o progresso de mulheres que decidiram não se depilar

Hoje em dia, ainda que muitos de nós desejem se encaixar em um determinado padrão de beleza, todos parecem muito cientes de que ele existe e de que pode ser muito cruel.

E, para combater tais normas sociais, aceitação é a palavra de ordem. Por que não ser do jeito que você é, ao invés de buscar se encaixar em um molde pré-definido? Vamos combinar que já estamos todos de saco cheio da pressão para se conformar a modelos irrealistas.

Logo, onde quer que você olhe, tabus estão sendo desafiados, especialmente no que diz respeito à imagem corporal e expectativas culturais sobre as maneiras pelas quais (principalmente) as mulheres se apresentam em público.

No entanto, para os mais conservadores entre nós, essas mudanças estão acontecendo tão rapidamente que chegam a assustar. Por este e outros motivos, ativistas feministas têm criado campanhas e movimentos para conscientizar a sociedade sobre a nova onda de libertação dessas amarras sociais.

“Janpelo”

Por exemplo, a estudante britânica Laura Jackson criou uma campanha conhecida como “Januhairy”, ou, em uma tradução aproximada, “Janpelo”. O objetivo é que as mulheres deixem seus pelos crescerem livremente durante o mês de janeiro, para apoiar o programa Body Gossip.

O Body Gossip é uma instituição de caridade que combina arte e educação para capacitar cada corpo a ser a melhor versão de si mesmo, a criar sua própria marca de beleza. É tão chato que todo mundo queira ser do mesmo jeito, não é?

“Esta não é uma campanha raivosa direcionada a pessoas que não veem como os pelos do corpo são normais, e sim um projeto de empoderamento para que todos entendam mais sobre suas opiniões sobre si mesmos e sobre os outros”, escreveu Laura no Instagram.

Então, abandone seus pré-conceitos e confira abaixo belas imagens de diversas mulheres que aderiram à campanha: [BoredPanda]

Sair da versão mobile