Depois de uma fase de cinco anos com perdas na área da computação para as superpotências rivais Estados Unidos e China, os japoneses reconquistaram o título de computador mais rápido do mundo.
Chamado de “K Computer”, o supercomputador desenvolvido pela Fujitsu é cerca de 70 mil vezes mais rápido do que um X-Box, podendo processar até 8.162 trilhões de operações por segundo.
O nome do computador mais rápido da atualidade é derivado da palavra japonesa “Kei”, que se refere a dez quadrilhões, que é o número de cálculos por segundo que os seus criadores pretendem atingir com a super máquina.
A corrida para ter a posse do computador mais rápido do mundo nunca foi tão apertada. Atualmente existem dez computadores que operam com mais de um petaflop – o objetivo dos cientistas é de atingir o nível de dez.
O presidente da Fujitsu, Michiyoshi Mazuka, diz estar muito feliz, pois mesmo com o grande terremoto que aconteceu no Japão, o esforço dos envolvidos tornou a realização possível. “Estou sinceramente grato pelos nossos parceiros da região de Tohoku que nos proporcionaram um suprimento constante de componentes, mesmo que eles próprios tenham sido afetados com o desastre”, afirmou Mazuka. Sem esse auxílio, seria quase impossível ter reunido todos os elementos necessários para tamanha produção tecnológica.[LiveScience]