A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que está pensando em equipar sua estação espacial com um robô para cuidar do posto enquanto os astronautas dormem e para servir de companhia. A intenção é que o robô chegue lá em 2013. Além destas funções, ele irá monitorar, inclusive, a saúde e o nível de estresse dos membros da tripulação. Semelhanças com o computador HAL 9000 de “2001, uma odisséia no espaço” são apenas coincidências?
O robô poderá se comunicar com pessoas na Terra e compartilhar fotos pelo Twitter. “Estamos pensando em um robô que seja muito parecido com um humano. Ele teria expressões faciais e conseguiria conversar com os astronautas”, disse o engenheiro da JAXA, Satoshi Sano. Os responsáveis pelo desenvolvimento do aparelho são a JAXA, a Universidade de Tóquia a empresa de propaganda e comunicação, Dentsu.
O andróide japonês já tem um companheiro, o Robonaut 2, da Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA) que vai para espaço no próximo lançamento. O R2 tem uma cabeça parecida com a de um humano, braços e mãos e irá dar assistência aos astronautas com as tarefas do dia-a-dia. A mobilidade do Robonaut 2 ainda é limitada, mas no futuro, designers esperam poder modificar o robô para se locomover livremente na estação espacial ou mesmo do lado de fora para as tarefas mais perigosas.
Tomara que a história seja diferente da do filme de Stanley Kubric. HAL acaba se voltando contra os astronautas e tenta controlá-los e mata alguns membros da equipe até que um deles consegue desativá-lo, retirando um a um os seus dispositivos de memória. [Space.com]