Lançamentos espaciais por microondas ou lasers

Por , em 23.02.2011

A Agência Aerospacial Norte Americana (NASA) quer cortar os custos de seus lançamentos espaciais tentando criar um novo mecanismo baseado em laser e microondas para impulsionar as aeronaves ao espaço.

O motivo principal é que, segundo os pesquisadores do centro da NASA em Ohio, o processo atual é muito caro e ineficiente. Nos foguetes convencionais, a maioria do espaço é ocupado pelo combustível necessário para o lançamento. Apenas uma porcentagem pequena do veículo é de carga útil.

De acordo com o centro de pesquisas da agência, a mudança pouparia custos e preveniria riscos físicos associados aos lançamentos regulares. Os foguetes tradicionais são, em maior ou menor quantidade, controlados por explosões de hidrocarbonetos, um combustível que, se correr tudo bem, dá a ignição para lançar a nave ao espaço. A nova tecnologia usaria lasers ou microondas para criar e transmitir calor e atraia a energia do combustível.

O transmissor de calor faz a temperatura do combustível disparar, o que faz a propulsão do foguete aumentar dramaticamente. A diferença é que o novo processo não é incendiário, então, ele só emite hidrogênio. Não há riscos de explosão.

Algumas adaptações ainda precisam ser realizadas, pois a nova tecnologia ainda serve apenas para cargas pequenas. Mas, se tudo der certo, diversos lançamentos poderão ser realizados, diariamente, a um custo menor. As naves poderiam levar várias peças de objetos para serem montados depois. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Sant Paiva:

    Algo me diz, que será através de energia de microondas, que poderiam os cientistas conseguir uma dobra espacial; pois que, manipularia as vibrações em torno da nave, alterando as dobras para mais longas ou menoss longas, ao redor da nave geradora desta energia.E daí, conseguiria sim este veículo atingir ou ultrapassar a velocidade da luz.

  • JOSE ANTONIO:

    HIDROGENIO O CARVÃO DO FUTURO VEJA GERADOR DE HIDROGENIO NA NET E VERAS QUE HOJE JA TEM MUITO CARRO HIBRIDO.

  • Osama Bin Nasser:

    Que tal carvao mineral?

  • Shuu:

    Não teria algumas aspas no texto?

  • Vicente Alves:

    “ele só emite hidrogênio”
    levando em consideração que o hidrogenio é um gas altamente explosivo depende das tecnicas usadas ^^.

Deixe seu comentário!