Lentes de contato de células-tronco curam cegueira com menos de 2 horas no hospital

Por , em 3.06.2009

Três australianos recuperaram a visão através de suas próprias células-tronco e lentes de contato comuns. Apesar de a nova técnica ter sido usada para reverter doenças da córnea, ela promete ser um tratamento rápido, indolor e barato para outros problemas visuais. Pode ainda ser útil para reparar lesões da pele, relataram os pesquisadores.

De acordo com Stephanie Watson, membro da equipe, dois de três pacientes eram totalmente cegos do olho em que foram tratados, hoje eles podem ler letras grandes. O terceiro pôde ler algumas linhas e agora está apto a passar num teste de visão para retirar carteira de motorista.

O pesquisador principal da equipe da Universidade de South Whales, na Austrália, Nick Di Girolamo, disse que a idéia de unir células-tronco com lentes de contato veio de uma observação do oftalmologista Minas Coroneo que as células-tronco da córnea, ou da frente do olho, grudam nas lentes de contato.

Para obter as células, Dr. Watson usou menos de um milímetro de tecido do lado da córnea de cada paciente. Trabalhando com colegas ele cultivou as células-tronco do tecido nas lentes de contato. Depois disso, Dr. Watson limpou a superfície da cornea dos pacientes e inseriu as lentes. Dentro de 10 a 14 dias as células começaram a substituir as células danificadas. Satisfeito que as células-tronco estavam fazendo seu trabalho, o médico removeu as lentes e os pacientes têm enxergado com seus ‘novos olhos’ pelos últimos 18 meses.

O dr. Di Girolamo disse que acredita que o método será bem recebido particularmente em nações pobres. É uma maneira simples e fácil para os pacientes e não requer equipamentos sofisticados, apenas um cirurgião oftalmologista e um laboratório para cultivar as células. [The Australian]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Dinho Fonseca:

    E viva às células tronco!! Mais uma experiência bem-sucedida e acredito que muito mais está por vir!! Realmente este é o futuro da medicina!

  • mario jose de castro pereira:

    Tenho dois filhos Lucas de 11 e Danielle de 17, os dois com problemas oftalmologico. Me pareceu tão milagroso e interessante o tratamento mencionada, que gostaria imensamente, que me orientassem c relação ao mesmo, se ja existe alguma coisa parecida no Brasil. Peço por favor, que me informem c clareza a respeito, pois estou ficando descrente do nosso pais, c relação a tudo que se diz respeito ciencia da saude.
    obrigado.

    Mario

  • Onofre Vieira:

    Isto é muito bom. O homem quando quer, faz acontecer!
    Viva a Ciência

  • Sam Fisher:

    “É… a tecnologia já chegou” como diz um amigo meu.
    Isso concerteza vai melhorar a vida de muita gente, incrível isso.

  • luis:

    daqui a alguns séculos,a cegueira não será mais um probelma,ai ai…

  • Vitor Carvalho:

    Notícia interessante e bem-vinda.
    Sou totalmente a favor das pesquisas com células-tronco.
    E, quando são pesquisas simples assim, praticamente baseadas na observação e ponderação de algo corriqueiro (o uso de lentes de contato), fico mais esperançoso ainda quanto ao futuro das células-tronco na cura de doenças.
    Abraços!

  • Ivo:

    É que sempre digo: Para um mundo melhor, só dependemos de boa vontade das pessoas que têm o privilégio de trabalhar com a cinência e não têm ganância. É lógico também que falta boa vontade de os governantes investirem mais na área da saúde pública. Neste caso, seria o mais correto o SUS assumir os custos como já vem assumindo na área de Otorrinolaringologia.

Deixe seu comentário!