Ícone do site HypeScience

Lentes de contato poderão projetar imagens em frente aos olhos

Quem sofre com problemas de visão já deve estar impressionado com o atual estado de evolução das lentes de contato: são portáteis, seguras e de fácil manuseio. Mas pesquisadores americanos criaram uma nova geração de lentes, que serão capazes de algo inusitado: projetar imagens em frente aos olhos de quem usa.

O aparato, desenvolvido por cientistas da Universidade de Seattle, já tem um protótipo. Uma lente de contato, aparentemente comum, que possui na verdade um micro circuito que pode projetar imagens ao usuário. Essa nova lente já foi testada em coelhos, sem nenhum dano aparente ao animal.

A principal dificuldade dos pesquisadores foi no próprio campo da ótica. Em geral, só podemos enxergar um objeto claramente se estiver no mínimo a alguns centímetros dos olhos: aquilo que está muito próximo perde o foco naturalmente. Quando esse problema foi solucionado, as imagens puderam ser projetadas perfeitamente mesmo estando na superfície do globo ocular.

Esta tecnologia, conforme contam os cientistas, pode facilitar várias tarefas. O usuário poderia, por exemplo, ler seus emails ou consultar o GPS bem diante de seus olhos, literalmente. A televisão, a internet e os videogames podem ganhar uma enorme vantagem nos quesitos de realismo da imagem e interatividade com o usuário.

Mas ainda há alguns problemas a solucionar antes que se possa fabricar tal equipamento em escala industrial. Um deles é a energia: o produto só funciona se estiver a poucos centímetros de uma bateria wireless. Ainda não há um método eficiente que sirva como fonte energética para a lente.

Os pesquisadores também ainda não foram capazes de projetar claramente conteúdo textual nessa lente. Com as imagens não houve problema, mas as letras que eles tentaram reproduzir ficaram sem definição. É claro que não fez diferença para os coelhos que, até onde a ciência conhece, não sabem ler. Mas isso é um obstáculo a ser superado se quiserem conceber o advento dessa lente para seres humanos, no futuro. [BBC]

Sair da versão mobile