Ícone do site HypeScience

Sua linguagem corporal revela pobreza… ou riqueza

Um sapato Prada ou um terno Armani podem revelar se uma pessoa é rica ou não. Mas, de acordo com uma pesquisa recente, os próprios trejeitos de alguém denunciam se é de uma classe mais abastada.

Segundo psicólogos da Universidade Berkeley, na Califórnia, a linguagem corporal pode dizer se uma pessoa é rica ou não. Pessoas de status econômico elevado tendem a ser mais mal-educadas quando conversam com outras.

Michael Kraus e Dacher Kelner, de Berkeley, filmaram 100 alunos conversando com pessoas que não conheciam. Além de perceberem que os de origem ‘nobre’ eram mais mal-educados, puderam notar que queles com baixo fator socioeconômico se interessavam mais pelos assuntos alheios e até riam mais.

“Gravamos um minuto de interação” diz Kraus “Durante esse tempo, os alunos mais pobres mostraram cerca de dois segundos a mais de ‘interação favorável’ ao outro. Parece pouco tempo, mas estamos falando de dois segundos em um minuto. É considerável” conclui.

Os gestos de estudantes mais abastados foram comparados com um pavão exibindo sua cauda. A linguagem corporal dessas pessoas dizia “estamos bem e não precisamos de ninguém”, segundo os psicólogos.

“No mundo animal, há conflitos por causa de status em bandos. Os humanos mandam os sinais para dizer ‘sou melhor que você, nem se incomode em tentar um conflito comigo’” afirma Kraus. “Pessoas com status econômico mais baixo são mais dependentes dos outros, e, por isso, não podem ser arrogantes” completa.

Como sempre estamos esperando os comentários mal-educados. Sendo rico ou não seu comentário só aparecerá se você tiver bons argumentos e for educado. Ou sofra a terrível desdita de ser sumariamente deletado. Esse é meu único poder contra os ricos… Me deixem aproveitar este momento. [Live Science]

Sair da versão mobile