Ícone do site HypeScience

Luta mundial sem um fim próximo: a pirataria online continua

A desgastante luta entre os grupos de direitos autorais e os sites de compartilhamento de arquivos continua. E ao que parece a batalha não terá um fim próximo ou um acordo que beneficie ambos os lados.

O governo dos Estados Unidos já afirmou não ter nenhuma ação na batalha, mas apóia a política de grupos que defendem direitos autorais e que estão tentando diminuir a pirataria no país. A parceria deve resultar em geradores de alertas de direitos autorais e em programas de reeducação para os piratas da web. Mas isso leva mais confusão e incerteza aos compartilhadores de arquivos do que qualquer outra coisa, e tem se mostrado um procedimento ineficaz.

Os governos da União Europeia têm tentado encontrar métodos diferentes para atacar a pirataria, e os resultados obtidos são variados. Recentemente, um site de compartilhamento de arquivos espanhol foi levado ao tribunal depois de liberar obras protegidas por direitos autorais para download. O site, entretanto, saiu vitorioso, comprovando a dificuldade de punição. Já na Itália, é um grupo de controle da internet no país que está enfrentando uma ação judicial por ter ignorado uma proibição contra uma rede online de downloads.

Na França foi implementado um sistema que rastreia sites de pirataria. O sistema já encontrou mais de 18 milhões de compartilhadores de arquivos – mas apenas 470 mil dos rastreadores receberam advertências. 20 mil alertas foram enviados para pessoas pela segunda vez e apenas 10 pessoas têm risco de acabar em um tribunal.

A briga de gato e rato entre os piratas e detentores de direitos autorais vai continuar pelo resto de 2011. Enquanto isso, muito pouco está sendo feito para se chegar a um acordo mútuo. Enquanto os grupos contra a pirataria são criticados pelos usuários do compartilhamento de arquivo online, eles são pressionados pelos governos e grupos de direitos autorais.

Sites de compartilhamento, por sua vez, estão ficando cada vez melhores na arte de mascarar suas identidades, evitando possíveis detecções e punições. [DailyTech]

Sair da versão mobile