Ícone do site HypeScience

Magma quente pode ter dado origem aos mamíferos modernos

O surgimento dos mamíferos atuais não poderia ter acontecido sem a brusca mudança de temperatura da Terra que aqueceu nosso planeta há milhões de anos atrás.

Agora, uma pesquisa sugere que o fenômeno que deu condições de vida aos mamíferos pode ser atribuído ao magma quente. Segundo o estudo, é graças às rochas fundidas expelidas por vulcões que a Terra pode se aquecer.

O período de calor em questão é o Eoceno, que é a segunda época da era Cenozóica. Nele surgiram os primeiros antepassados dos mamíferos modernos, os animais com cascos. Isso começou a quase 56 milhões de anos atrás, quando a temperatura média da Terra era muito maior do que a atual. Em alguns milhares de anos do período, a temperatura da Terra aumentou 5 graus Celsius, em média.

O calor intenso favoreceu os animais menores. Os membros das espécies que surgiram eram relativamente pequenos, pesando menos de 10 quilos. Animais maiores não seriam capazes de lidar com o excesso de calor.

Esse super aquecimento da Terra é conhecido como Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno. Alguns cientistas acreditavam que o Máximo Térmico teria acontecido depois de um ciclo de 400 mil anos de variações na órbita terrestre que aumentaram a incidência da energia solar recebida. Isso teria resultado no aquecimento das águas oceânicas, que ocasionaria na liberação do metano congelado nas encostas do oceano. Posteriormente, o metano teria atingido a atmosfera em forma de dióxido de carbono, após se ligar à água do mar.

Outra teoria para o aquecimento da Terra que deu origem aos mamíferos é a atividade no interior da Terra, com rochas ricas em carbono. Quando o magma foi liberado pelos vulcões, gases de efeito estufa teriam chegado à atmosfera, gerando então o aumento da temperatura terrestre.

A última hipótese parece a mais provável. Pesquisadores se aventuraram no Ártico e, analisando sedimentos vulcânicos antigos, perceberam que o período em que eles foram superaquecidos bate com a época do Eoceno, entre 55,7 milhões e 55,9 milhões de anos atrás. Tudo indica que o Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno aconteceu por processos geológicos, e não por mudanças nos ciclos orbitais da Terra.

Com base nisso, podemos crer que o magma quente foi o elemento que realmente aumentou as temperaturas globais, ocasionando o surgimento dos mamíferos em nosso planeta. Registros do Ártico de milhões de anos atrás são importantes para entender as alterações do clima nos dias de hoje. Examinando o passado, também podemos imaginar o que pode acontecer no futuro, caso a região passe por um novo processo de aquecimento.[LiveScience]

Sair da versão mobile