Ícone do site HypeScience

Mais de 280 mil pessoas se apaixonaram por esse gálago que vive no Japão

Os animais costumam conquistar a atenção das pessoas tanto pessoalmente quanto na internet. Um deles é o Pizzatoru, que tem mais de 287 mil seguidores. Ele é um gálago, pequeno primata noturno originário da África de grandes olhos redondos. A conta do Pizzatoru no Instagram foi criada por Kayoko Katsu, que mora no Japão.

Ela falou para o site Bored Panda que ama primatas desde que era criança e era seu sonho ter um macaco. De acordo com Kayoko, Pizzatoru, em japonês, significa pedir pizza por delivery. Ela achou isso tão fofo quando ouviu o marido falar, que decidiu que esse seria o nome de seu próximo bichinho de estimação. Só não imaginava que seria um gálago.

Além de fotos e vídeos a conta de Pizzatoru tem desenhos, pinturas e ilustrações. Esses retratos estão reunidos em destaques chamados museu de arte. Ele realmente inspira as pessoas.

Diferente de gatos e cachorros, os gálagos não podem ser treinados para fazer as necessidades em um lugar determinado, de acordo com Kayoko. Por isso, ela conta precisar limpar a casa todos os dias. Além disso, quando Pizzatoru fica irritado mostra seu lado selvagem. Quando fica de mau humor ele pode morder e seus dentes afiados machucam, podendo até provocar sangramento.

Os gálagos também mordem levemente para brincar, o que também dói, diz Kayoko, mas é preciso aguentar. Ela conta que Pizzatoru é um bom garoto, não morde cabos elétricos e móveis. Mas ele fica brabo quando pessoas que não são da família entram na casa, porque é o seu território.

Nos vídeos do Instagram Pizzatoru aparece comendo e brincando. Alguns registros são feitos com fundo de mobiliário e objetos em miniatura e ele até bebe em uma xícara em tamanho proporcional ao dele. Em relação a suas preferências, Kayoko falou que a comida favorita é uma barra de leite feita especialmente para animais.

Pizzatoru também gosta de batata doce, abóbora, tomate seco e banana. A alimentação básica é comida para primatas, que é similar a comida de gato ou cachorro. Kayoko conta que os filhotes de gálago não gostam de ficar sozinhos e gostam da companhia da família humana. Esse carinho pode ser visto em imagens de Pizzatoru dormindo na blusa de Kayoko ou passeando dentro do capuz dela.

Embora não sejam domésticos, tem lugares onde é permitido ter esses animais em casa. Kayoko aconselha tratá-los com carinho e dar muito amor. Os gálagos são animais gregários e quando vivem com humanos estes são sua única família.

Pizzatoru muitas vezes parece um bichinho de pelúcia nas fotografias e os vídeos lembram desenho animado ou filmes como O Pequeno Stuart Little, com objetos em tamanho proporcional ao dele. Não é à toa que ele inspirou tantos trabalhos artísticos. Mas é importante lembra que os animais precisam de cuidados e atenção. [Bored Panda, National Geographic]

Sair da versão mobile