Alzheimer pode ser um tipo de diabetes, dizem cientistas

Por trabalhar incessantemente mesmo durante o sono, quando está “descansando”, nosso cérebro demanda uma boa quantidade de energia para funcionar. Ao longo de centenas de milhares de anos, dietas ricas em açúcar e gordura foram necessárias para a evolução – hoje, porém, cada vez mais pessoas “passam do ponto”.

Não é segredo que dietas mal balanceadas podem causar obesidade e diabetes, e há evidências de que podem desencadear mal de Alzheimer também – doença que alguns estudos sugerem que seja um tipo de diabetes. Recentemente, a neuropatologista Suzanne de la Monte, da Universidade de Brown (EUA), investigou como a falta de insulina pode prejudicar o cérebro.

O hormônio é conhecido por controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, e baixa sensibilidade a ele por parte de determinadas células (do fígado, de gordura e dos músculos) está ligada a diabetes tipo 2. Em seu estudo, de la Monte interrompeu o fluxo de insulina para o cérebro das cobaias (ratos, no caso). Resultado: as áreas de memória foram seriamente prejudicadas, cobertas por placas, e muitos neurônios se desgastaram e perderam suas conexões – sintomas típicos da doença de Alzheimer.

Dieta insana

Talvez ainda seja cedo para dizer se existe uma “diabetes tipo 3” (como alguns pesquisadores têm sugerido), mas não há dúvida de que a lista de problemas causados por uma alimentação ruim não para de crescer – e, ainda assim, o comércio de alimentos altamente gordurosos ou ricos em açúcar continua firme e forte.

Em artigo não assinado, a equipe editorial da revista New Scientist questiona possíveis ações para reverter essa onda de má alimentação: processar empresas que vendem alimentos perigosos, aumentar os impostos sobre esses produtos (como é feito na Dinamarca, por exemplo), fazer campanhas de conscientização, ou usar substâncias químicas para bloquear esse desejo exagerado que tantos nutrem por fast food.

Cada proposta levanta questionamentos (impedir que consumidores comprem um produto que, em excesso, pode fazer mal a eles, não seria contra a liberdade individual?). Assim, a situação não é simples como pode parecer à primeira vista. “Mas o cérebro humano também evoluiu para encontrar soluções engenhosas para problemas intratáveis”, escreve a equipe. “Ele ainda pode vir para seu próprio resgate”.[New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Alzheimer pode ser um tipo de diabetes, dizem cientistas”

  1. “(impedir que consumidores comprem um produto que, em excesso, pode fazer mal a eles, não seria contra a liberdade individual?)”

    É fácil, não podemos impedir que pessoas comprem, mas não podemos deixar de mostrar isso pra elas, onde estão aquelas monstruosas e impressionantemente inteligentes e brilhantes campanhas publicitarias que mostrem esse tipo de informação? onde estão as agências de publicidade sérias (se é que existe) que poderiam prestar este serviço de utilidade públicas, onde estão as instituições médicas sérias (se é que existe) para financiar esse tipo de “marketing educacional”? onde estão os partidos políticos sociais para apoiar tal causa?…ops, eskeci que estamos no brasil e que a situação politica que se instalou no Brasil a partir do ” diretas já” nos trouxe essa primeira geração maldita de politicos que pensam que a ideologia é mais importante que o bem estar do cidadão de sua pátria, em menos de 50 anos mais ou menos essa geração de politicos some junto com suas crias e de fato começaremos a ser governados por nós mesmos tendo em mente sempre o bem estar do próximo. Isso é natural, estamos nessa fase há mais ou menos 1000 anos, daki outros mil, pessoas estarão discutindo isso que acontece conosco hoje no mundo exatamente hoje com discutimos a historia de alexadre, o grande…imperio faraonico, hebreu, celta, indigena e etc…daqui 100 ou duzentos anos seremos lembrados, hilariamente, que fomos a geração que foi governada pelo pior tipo de raça existente os “egocentristas ladrões usurpadores ditadores corruptos destruidores e psicopatas sociais”…mas td passa, relaxem e continuemos os estudos científicos em todas as áreas que logo menos provaremos a existência de um Criador e consequentemente “conseguiremos provar cientificamente” que devemos amar uns aos outros e ter atitudes virtuosas para nos manter em equilibrio fisico e espiritual juntamente com a natureza de onde habitamos e com todo o universo para que possamos cada vez mais alcançar um estado de pura consciencia fraterna e nos achar no tão (objetivado e maravilhoso) PARAÍSO!!! ¬¬’…eu fico até triste de ver tanta energia sendo gasta pra descobrir “cientificamente” td o que NÓS JÁ SABEMOS!!! Pereceis por falta de fé…

  2. Diabéticos e não diabéticos, ler com atenção e entender que só com alimentação equilibrada pode se livrar dessa e de muitas outras doenças. De onde tirar o dinheiro pra alimentação? Ora, uma boa alimentação nem sempre é a mais cara.Os cerais as frutas e as leguminosas são ótimos alimentos, não precisamos depender de conservas, enlatados nem de carne, que sempre nos trazem muitos problemas.

Deixe uma resposta