Ícone do site HypeScience

Margarinas com ômega-3 podem não ser tão eficientes

Os benefícios do ômega-3 são famosos na área de saúde, principalmente porque podem levar a melhoras no coração. Porém, esses benefícios começaram a ser questionados por um estudo que concluiu que margarinas com óleo de ômega-3 não fizeram nenhuma diferença para reduzir o risco de pacientes (que já tiveram ataque cardíaco) de que o evento se repita.

Alguns especialistas acreditam que a falta de eficácia do ômega-3 pode refletir o bom tratamento com remédios que os pacientes estavam recebendo, sendo que 85% eram estatinas para baixar o colesterol, bem como a pressão arterial e diluição de comprimidos.

Os pesquisadores também disseram que a taxa de mortalidade cardiovascular dos pacientes do estudo era a metade do que eles imaginavam, e isso pode explicar porque a ocorrência de eventos cardíacos foi igual entre os participantes que ingeriram o ômega-3 e os participantes que ingeriram placebo.

A pesquisa levou 40 meses e incluiu 4.800 participantes. Os resultados sugeriram que ingerir doses baixas de ácidos graxos de ômega-3 não reduz risco de ataques cardíacos nem de outras doenças cardiovasculares.

Os pacientes ingeriram uma das seguintes quatro margarinas: uma que não contém ácidos graxos ômega-3, uma com 400 miligramas de ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), uma com 2 gramas de ácido alfa-linolénico (ALA) e uma com uma combinação de EPA, DHA e ALA.

Peixes como salmão, arenque e sardinha são uma fonte comum de EPA e DHA. O ALA é encontrado em vegetais como a soja, sementes de linhaça e nozes.

Apesar dos resultados gerais serem negativos, os investigadores observaram uma redução de ataques repetidos de coração e de outros eventos cardiovasculares em mulheres que tomaram a margarina ALA, porém não foi um resultado estatisticamente significativo. Os diabéticos também poderiam ter algum benefício.

No entanto, os médicos não pretendem deixar de usar o ômega-3 em tratamentos. Alguns já prescrevem cápsulas de óleo de ômega-3 de peixe para reduzir o triglicerídeo, um tipo de gordura no sangue que pode causar entupimento das veias.

Talvez mais estudo seja necessário para entender o benefício que os ácidos ômega-3 podem trazer à saúde. [Reuters]

Sair da versão mobile