A Corporação do McDonald’s afirmou que irá em breve transformar seu McLanche Feliz, reduzindo a porção de batata frita pela metade e adicionando automaticamente maçãs ao popular lanchinho das crianças. A alteração será feita devido à pressão de grupos de consumidores que pediam uma comida mais saudável.
O McDonald’s disse que iria começar a fazer as mudanças em setembro e as refeições modificadas estariam disponíveis em todos os seus 14 mil restaurantes dos EUA até março de 2012.
A maior rede de hambúrgueres do mundo também planeja uma redução de 15% de sódio em todo o seu menu americano até 2015. Além disso, a empresa disse que cortará sódio, açúcares, gorduras saturadas e calorias nas refeições domésticas até 2020.
Segundo diretores, o McDonald’s também vai buscar formas de introduzir em seu cardápio mais alimentos como frutas, legumes e grãos integrais. A nova porção de batata frita para as crianças será de 30 gramas, menos da metade do que as 68 gramas anteriores, o que equivale a 100 calorias.
Os restaurantes da rede oferecem atualmente fatias de maçã com caramelo como uma opção do McLanche Feliz. O tamanho da nova porção de maçã é de 34 gramas, em comparação com as 88 gramas anteriores – e não tem adição de açúcar ou caramelo.
O lanche renovado terá cerca de 20% menos calorias do que agora, ou seja, 600 calorias. Os preços não vão mudar com a nova composição e os brinquedos continuarão a ser incluídos em cada McLanche Feliz.
A iniciativa do McDonald’s veio após os EUA aprovarem leis que proíbem a distribuição de brindes e brinquedos nas refeições infantis que não atenderem às exigências nutricionais. Sem essa regulamentação, afirmam os juristas, a empresa não teria levado tão a sério as preocupações da comunidade de saúde pública e dos pais.
Representantes da corporação dizem que as mudanças não tem nada a ver com as últimas leis e que em alguns locais as alterações não são suficientes. É possível que em pouco tempo o McDonald’s adicione vegetais ao lanche.
De acordo com nutricionistas, a empresa deu passos na direção certa, já que ela é pioneira da indústria alimentícia e o seu McLanche Feliz foi copiado por muitos outros restaurantes. Alterar a qualidade nutricional estabelece um novo padrão para a indústria.
O Burger King e outras cadeias de restaurantes já começaram a fazer um esforço para promover refeições mais saudáveis para as crianças também. O Burger King anunciou que estava retirando as batatas fritas e refrigerantes do padrão de sua refeição para crianças. Agora é preciso escolher entre maçãs em fatias e leite desnatado ou suco.[Reuters]