O primeiro transplante de pênis bem sucedido do mundo

Por , em 15.03.2015

Uma equipe cirúrgica sul africana acaba de anunciar o primeiro transplante peniano bem sucedido do mundo. Em 11 de dezembro de 2014, um jovem recebeu o pênis de um doador durante um procedimento de nove horas realizado no Hospital Tygerberg, na Cidade do Cabo.

Agora, três meses depois, o órgão transplantado se mostra totalmente funcional – para o sexo e para urinar – embora a sensibilidade completa possa demorar um pouco mais para acontecer. O objetivo da equipe, segundo Andre van der Merwe, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, era que o órgão ficasse totalmente funcional em um prazo de 2 anos. Logo, todos estão surpresos com a velocidade dos resultados!

O homem que recebeu o primeiro transplante de pênis bem sucedido do mundo

O destinatário do transplante, que tem 21 anos de idade sexualmente ativa, agora vai ser capaz até de ter filhos se ele quiser. Há três anos, ele ficou com apenas 1 centímetro de seu pênis por conta de complicações durante uma circuncisão – um procedimento absolutamente normal e que os médicos fazem frequentemente.

Contudo, o Dr. Andre van der Merwe afirmou com pesar que, todos os anos, homens perdem seus pênis devido a essa cirurgia em todo o mundo.

As dificuldades do procedimento

A primeira dificuldade óbvia foi conseguir um doador. Depois que os médicos finalmente conseguiram um pênis saudável de um doador de órgãos, o desafio foi fazer o corpo aceitar a doação e, por último, fazer o órgão funcionar corretamente.

Estudo piloto

Esta operação faz parte de um estudo-piloto para desenvolver um procedimento de transplante peniano que poderia viabilizar a operação em mais hospitais do país. As técnicas que a equipe usou foram desenvolvidas para o primeiro transplante facial, incluindo a cirurgia microscópica para conectar pequenos vasos sanguíneos e nervos. Enquanto os vasos sanguíneos nos rins, por exemplo, podem ter até um centímetro de largura, os vasos nesse tipo de transplante são de cerca de 1,5 milímetros de largura.

Um grande avanço

Segundo Frank Graewe, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, testes já mostraram que o pênis transplantado é tão bom quanto o original.

Agora, mais nove pacientes estão na fila para receber transplantes como parte deste estudo.

Muita calma nessa hora

Essa é apenas a segunda vez que uma cirurgia como esta foi tentada, e a primeira vez que foi bem sucedida. Em 2006, um paciente na China pediu aos médicos para removerem seu novo órgão apenas 10 dias após a cirurgia. Enquanto o transplante foi fisicamente bem sucedido, o trauma psicológico pode ter sido demais para o paciente. [iflscience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!