Ícone do site HypeScience

Megaupload: como a mansão de Kim Dotcom foi invadida pelas forças especiais

Wayne Tempero trabalhava como guarda-costas de um homem rico. No dia 20 de janeiro, a mansão de seu patrão em Coatesville, na Nova Zelândia, foi invadida por dezenas de policiais que desceram de helicópteros, armados até os dentes. A cena dava a impressão de que havia no mínimo um pequeno exército de criminosos para os policiais combaterem. Mas o patrão de Tempero é Kim Dotcom, o fundador do Megaupload, que vivia tranquilo com a família no momento da invasão. Qual o motivo de uma operação tão gigantesca?

O dia em que prenderam Kim foi descrito com terror pela narração de Tempero. Ele conta que foi acordado às 6h45 da manhã por helicópteros que sobrevoavam a mansão. Ao sair de casa, encontrou um policial com um colete à prova de balas, que imediatamente o rendeu, apesar de nem estar armado.

No mesmo instante, outros policiais acompanhados de cachorros arrombavam portas à procura de Kim Dotcom. Para as babás – Kim tem três filhos pequenos -, os policiais perguntaram se alguma delas portava bombas. Depois de uma busca de trinta minutos e dezenas de arrombamentos, capturaram o fundador do Megaupload em uma das salas mais reclusas da mansão. Estava preso.

Nascido Kim Schmitz, o criador do famoso site de download de arquivos é um empresário alemão que fez fortuna na internet. Arrastado pela onda de fechamentos de sites com violações de direitos autorais, Kim foi repreendido de forma brusca, conforme contou seu guarda-costas. Parece ter servido de exemplo: outros grandes sites de download pelo mundo têm encerrado suas atividades antes da “ação efetiva” da lei.

Esta reportagem mostra uma simulação completa da invasão a partir da descrição do guarda costas Wayne Tempero. [Gizmodo]

Sair da versão mobile