Menos informados votam pela aparência dos candidatos

Então, quem tem a melhor chance de tomar o lugar do presidente Barack Obama em 2012? O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney? Mas não por causa das suas propostas, como a criação de empregos. Uma nova pesquisa sugere que basta olhar para suas unhas meticulosamente bem feitas.

E aqui no Brasil, quem tem o potencial de assumir o posto da Presidente Dilma? ACM Neto, Aécio Neves ou o eleito pelo site Colírios Políticos, Lindberg Farias?

Pode parecer superficial. Mas um novo estudo realizado por cientistas políticos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, mostra que muitos eleitores com pouca informação – especialmente os que assistem muita televisão – dão seus votos com base na aparência dos candidatos.

Os cientistas basearam suas pesquisas em estudos realizados em 2006. Um deles foi feito pela Cooperativa de Estudo de Eleições (CCES), que entrevistou 36.500 cidadãos sobre suas escolhas de voto, níveis de conhecimento e hábitos de assistir TV. Outro, realizado pela Universidade de Princeton, pediu aos participantes que apontassem quais candidatos pareciam mais competentes, baseado apenas em sua aparência.

Entre os participantes com o nível de conhecimento mais baixo, os pesquisadores descobriram que a aparência de um candidato rendeu um aumento de 10 pontos. Já entre aqueles que assistem pouca televisão, o aumento foi de 0,8%, e entre aqueles que assistem muita televisão, o aumento foi de 4,8%.

Mas antes que os candidatos do próximo ano comecem a repaginar o visual, os pesquisadores não identificaram especificamente quais características tornam os candidatos mais atraentes. Parece que a questão atravessa as diferentes culturas.

O levantamento feito com os cidadãos da Índia, México e Estados Unidos sobre candidatos de outros países mostrou que havia um consenso geral sobre quem eram os mais desejáveis.

De alguma forma, quando os cidadãos da Índia olham para pessoas que com certeza eles nunca viram, como candidatos brasileiros, por exemplo, eles escolhem os vencedores com razoável precisão. Os pesquisadores não sabem o porquê disso, mas sugerem que os eleitores tendem a escolher um rosto que parece mais “dominante”.

Segundo os pesquisadores, as perguntas foram feitas às pessoas que tem poucas informações sobre os candidatos. E assim, exatamente como fariam com um recém-conhecido, eles tendem a julgá-los através de primeiras impressões, muito baseadas pela aparência. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

4 respostas para “Menos informados votam pela aparência dos candidatos”

  1. Rssss. Gostei de todos os comentários. Nem sequer li o Texto. Só vi o tema. Agora uma coisa. Injustiça feita com a Dilma, afinal a outra mulher que concorria era a Marina ( nesse ponto, acredito que o tema do texto se encaixaria como verdadeiro eheh).
    Lula , Tiritica e muitos outros contrariam a tese . Acabo de subir o cursor para ler os brasileiros citados…ACM neto??? Tipo dominante???? Com 1,60 m de altura… Aí já estão de sacanagem. O macho dominante na visão feminina não é o moreno ALTO, bonito e sensual e exemplificado por um certo cantor nos anos 80?

  2. Passaram tanto tempo fazendo pesquisa pra descobrirem algo que já é sabido faz tempo? Conheço muita gente que fala exatamente esse tipo de coisa “ahh eu votei nele porque ele é muito gato” e afins, e não são pessoas mal informadas, não! São pessoas que, teoricamente, são bem instruídas, tiveram uma boa educação e têm esse pensamento fútil. Agora, uma coisa é certa: NÃO DÁ pra ficar usando pesquisas feitas em EUA como uma verdade global! Eles pesquisam pensando neles, no povo deles, brasileiro é quem tem mania de querer se encaixar em estatísticas que nem correspondem à nossa realidade.

  3. Não sei não.
    Pesquisas e artigos de 8 anos atraz, “sugeriam” que o Lula foi eleito por uma maioria de pessoas que se enquadram nesta estatistica usada na pesquisa deste artigo (pessoas menos informadas)… e o Ex-Presidente Lula é Feio pra cacête…!!!
    Sempre ouvi as pessoas admirarem ele, mas nunca ouvi alguem falar que ele é Lindu, Asseado, etc. e que são apaixonadas por ele.
    E a nossa “Presidenta” (que foi “estudanta”)… ainda nao ouvi ninguem (até os menos desinformados) dizer que encara ela sequer num flerte.

    Kkkkkk

    To achando que por traz de uma pesquisa americana desta, tem algum outro interesse isso sim.

    .

Deixe uma resposta