Ícone do site HypeScience

Mente sem lembranças: cientistas apagam memória de caracóis

Imagine se aquele filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” fosse realidade e você pudesse apagar todas as memórias que te incomodam. Seria ótimo, não? Ainda não é totalmente possível fazer isso com humanos, mas cientistas da Califórnia, EUA, dizem ter conseguido apagar parcialmente a memória de caracóis marinhos inibindo a atividade de uma proteína quinase chamada PKM, moléculas que modificam quimicamente outras proteínas.

“Acredito que será possível alterar a memória para reduzir traumas no cérebro de humanos”, disse o autor do estudo, David Glanzman, professor de neurobiologia da Universidade da Califórnia.

O estudo, que manipulou neurônios do cérebro das lesmas, poderia, eventualmente, ajudar em tratamentos de estresse pós-traumático, vício em drogas, Alzheimer e problemas sérios de memória. “Quase todos os processos que envolvem a memória nos caracóis são similares aos que acontecem com os mamíferos”, disse ele.

Quando estes bichos são atacados por predadores, seus estímulos sensitivos em relação ao ambiente aumentam, como “uma maneira fundamental de aprendizagem necessária para a sobrevivência”. A pesquisa mirou o funcionamento destes neurônios. “Nós percebemos que, se inibirmos o PKM dos caracóis, apagaríamos sua memória de longo prazo relacionada àqueles estímulos sensitivos. Além disso, podemos apagar a aprendizagem de longo prazo da única sinapse que forma a base da memória deste animal”, disse o cientista.

Outros estudos também tem feito progresso com humanos. Mas, por enquanto, um tratamento amplo para esquecer todas as memórias traumáticas das nossas vidas ainda é coisa de cinema. [LiveScience]

Sair da versão mobile