Sexo oral causa câncer na garganta? Michael Douglas acha que sim

Por , em 4.06.2013

O ator Michael Douglas, 68 anos, contou, em entrevista ao jornal The Guardian publicada no último domingo, 2, que o câncer na garganta que teve em 2010 foi causado pelo HPV (papilomavírus humano), e não por cigarro e bebida.

“O estresse com a prisão do meu filho também pode ter desempenhado um papel, mas tive uma doença sexualmente transmissível que causa câncer, resultado da cunilíngua (prática de sexo oral)”, afirma.

Sexo oral causa câncer na garganta?

Estudos comprovam que Michael Douglas está correto ao afirmar que o HPV pode ser contraído em sexo oral, e pode causar câncer de garganta e na cavidade oral. O educador sexual Justin Hancock explicou, após a declaração do ator, os riscos e quais as formas de prevenção.

Os riscos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) para sexo oral são geralmente muito menores do que para o sexo vaginal ou anal com penetração, mas depende de qual região envolvem (por exemplo, pênis, testículos, clitóris, lábios, vagina, ânus) e se a pessoa está fazendo ou recebendo para saber qual o tipo de infecção pode contrair.

O HPV (papilomavírus humano), que é o Michael Douglas disse que contraiu e o levou ao câncer na garganta (o vírus sexualmente transmissível é mais conhecido como uma causa comum de câncer do colo do útero), pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido. Clamídia, gonorréia, sífilis, hepatite e HSV podem ser transmitidas da mesma forma. Cabe também mencionar que o HIV pode ser transmitido através do sexo oral, mas o risco é muito, muito baixo mesmo.

Lembre-se que você só pode pegar uma DST de alguém que tem uma. No entanto, nem sempre é fácil saber se você tem uma DST ou não. A maioria dos casos de DSTs ou são assintomáticos, ou possuem sintomas leves e passam despercebidos. Muitas vezes, a única maneira de descobrir se temos uma DST é fazendo um check-up rotineiramente. Os exames estão disponíveis gratuitamente em várias cidades do Brasil.

O sexo oral seguro pode ser feito usando camisinha (é por isso que existem os preservativos com sabor) no pênis, na vulva ou ânus (corte-os ao meio e eles formam uma barreira). No entanto, muitas pessoas optam por não usar proteção ao se envolverem em sexo oral e não obrigatoriamente desenvolverão DSTs – mas é preciso estar atento aos riscos e sintomas.

“Nós ainda não sabemos o suficiente sobre a ligação entre HPV e câncer de boca e garganta, mas sabemos que o tabagismo e o álcool são outros fatores de risco, combinados com os riscos do HPV. Por último, não existe sexo 100% seguro, razão pela qual nós, educadores sexuais, sempre passamos precauções para levar à prática do sexo mais seguro possível. Precisamos ser sensíveis com a nossa saúde sexual, mas também precisamos aceitar que existem pequenos riscos que não podemos eliminar e pesar isso com os prazeres de ter o tipo de sexo que queremos ter”, finaliza Hancock. [LiveScience]
[Telegraph]

ATUALIZAÇÃO: Na segunda-feira, 4, o representante de Michael Douglas, Allen Burry, disse que o ator não culpa seu câncer de garganta no sexo oral. Em uma entrevista com o jornal The Guardian, Douglas atribuiu seu câncer ao vírus HPV contraído através de sexo oral. Quando perguntado se ele achava que fumar e beber poderia ter causado o câncer, ele disse: “Não. Não. Ah, sem querer ser muito específico, este câncer em particular é causado por algo chamado HPV, que vem a partir de cunilíngua” [a transcrição da conversa foi divulgada pelo The Guardian]. Desde então, no entanto, seu representante afirmou a vários meios de comunicação que Douglas nunca disse que o sexo oral era a causa de seu câncer, apenas que o ator estava discutindo o sexo oral como uma das causas de câncer de garganta em geral.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Paulo Galliza:

    …depois de contrair o Vírus do Papiloma Humano em sua garganta quais os riscos que o ator corre em transmiti-lo a outrem em beijos na boca?

  • Dinho01:

    Só tem uma coisa que não ficou clara:Se alguém se contaminar através do sexo oral pode transmitir essa doença através do beijo na boca?

  • gloria:

    Há muitos humanos q se comportam como os animais irracionais, porque sempre vemos cães, gatos e outros animais lambendo suas partes intimas, só q humanos são ainda mais promiscuos, ñ conseguem colocar a boca em si, então a colocam nas partes de outros, q nojo, tá aí o resultado.Q tal inventarem preservativos p\ linguas? Adiantaria pouco ,pois o resto da cavidade bucal estariam espostas, e ainda há pessoas q engolem o líquido seminal, e de homens q ñ estão saudaveis, contaminados c\ doenças sexualmente transmissiveis. Olhando p\ pessoas ñ dá p\ saber se é doente ou ñ.Só quando chegar a velhice é q o resultado aparece, e aí é tarde demais.Mas cada um é senhor de si e pratica o q gosta, tem gosto p\ tudo, e depois paga-se o preço sem reclamar.

    • Eduardo Côrtes:

      Fora que tem gente que morre infeliz sem saber o que é orgasmo.

      Cuidado pq essa doença vc pode pegar em igrejas, famílias ultra-conservadoras e outros lugares de ‘respeito’.

    • Marcelo Ribeiro:

      Prevejo marido frustrado.

  • John Cetico:

    Michael Douglas nega ter atribuído seu câncer ao sexo oral.
    .
    “Ele certamente falou de sexo oral no artigo e o sexo oral é uma causa suspeita de alguns cânceres orais, como os médicos do artigo pontuaram. Mas ele não disse que foi a causa específica de seu câncer”, afirmou à AFP o porta-voz, Allen Burry, referindo-se à entrevista concedida pelo ator.

    Fonte: Portal Terra

  • WalterZ:

    “Por último, não existe sexo 100% seguro,…”

    Pessoal está desatualizado…. Existe sexo 100% seguro para a saúde: Sexo virtual!! Hehe

    • Apollo 19:

      Sexo virtual ??? sai dessa

    • Guilherme Euripedes:

      Eu diria que se você utilizar muito disso pode estar já sendo vítima de sérios problemas de saúde social e mental…

      rsrs

    • WalterZ:

      Era uma piada… ´

      Mas de qualquer forma, preconceitos na minha opinião são “problemas” sociais bem mais sérios que o sexo virtual.

Deixe seu comentário!