Espiando o micro-mundo

Por , em 15.11.2008
Ventosas dos tentáculos de uma lula, todas com presas formadas de quitina. Essas ventosas de cerca de 400 microns cada permitem que a lula agarrem firmemente suas presas.

Uma equipe da Universidade de Michigan, nos EUA, recentemente criou uma série de imagens de microscópio de estruturas feitas de nanotubos de carbono feitas com a imagem do presidente Barack Obama. Os cientistas afirmaram que seu objetivo não era fazer um movimento político, mas sim chamar a atenção do que é possível realizar estes dias com a nanotecnologia e imagens em escalas muito pequenas.

Mais abaixo segue uma série de imagens retiradas do site Big Picture medindo micrômetros, ou mícrons. Cada mícron é a milionésima parte do metro. O cabelo humano tem cerca de 100 mícrons de espessura.

Imagens do presidente dos EUA Barack Obama feitas com cerca de 150 milhões de nanotubos de carbono, o mesmo número de eleitores do candidato. A imagem foi produzida e fotografada com um microscópio eletrônico pela Universidade de Michigan, nos EUA. Cada imagem tem cerca de 500 microns de largura

Imagens do presidente dos EUA Barack Obama feitas com cerca de 150 milhões de nanotubos de carbono, o mesmo número de eleitores do candidato. A imagem foi produzida e fotografada com um microscópio eletrônico pela Universidade de Michigan, nos EUA. Cada imagem tem cerca de 500 micros de largura

Um cristal de neve com gotas de água congeladas na superfície ultra-gelada com cerca de 50 microns.

Um cristal de neve com gotas de água congeladas na superfície ultra-gelada com cerca de 50 micros.

Uma variedade de grãos de pólem de diversasas plantas: girassol, lírio, etc. As maiores no cenro tem 100 microns de diâmetro.

Uma variedade de grãos de pólem de diversas plantas: girassol, lírio, etc. As maiores no centro tem 100 mícrons de diâmetro.

Imagem de um olho composto uma mariposa feita em um microscópio de elétrons. Cada faceta do olho (ommatidium) tem cerca de 25 microns.

Imagem de um olho composto uma mariposa feita em um microscópio de elétrons. Cada faceta do olho (ommatidium) tem cerca de 25 mícrons.

Polias de um sistema microeletromecânico feitas de silício. A maior engranagem tem cerca de 80 microns.

Polias de um sistema microeletromecânico feitas de silício. A maior engrenagem tem cerca de 80 mícrons.

Ventosas dos tentáculos de uma lula, todas com presas formadas de quitina. Essas ventosas de cerca de 400 mícrons cada permitem que a lula agarrem firmemente suas presas.

Imagem de um gorgulho, um tipo de besouro, feita em um microscópio de elétrons. O seu nariz tem cerca de 100 microns de comprimento.

Imagem de um gorgulho, um tipo de besouro, feita em um microscópio de elétrons. O seu nariz tem cerca de 100 mícrons de comprimento.

Imagem de uma célula de um câncer de mama feita em um microscópio de elétrons. Abaixo das células estão os vasos sanguíneos que ele forma para crescer.

Veja mais imagens no site The Big Picture. Clique aqui para ver o site traduzido automaticamente.