Mistério: milhares de bolinhas roxas encontradas no deserto geram especulação

Por , em 4.02.2013

Moradores de Tuscon, do estado de Arizona (EUA) ficaram perplexos com o surgimento de milhares de esferas roxas pequenas no meio de um deserto a sudeste da cidade.

Geradine Vargas e seu marido foram as primeiras pessoas a descobrir a estranha coleção, durante uma caminhada no último domingo de janeiro, segundo a KGUN-9, canal de notícias local filiado a ABC.

“Nós estávamos tirando fotos ao redor da área, e não podíamos deixar de notar aquilo. Brilhava ao sol. É apenas uma daquelas coisas que você nunca viu antes”, contou Geradine.

article-0-174BF78B000005DC-163_634x413

Algumas das esferas tinham aspecto aquático, outras eram translúcidas. Elas estavam isoladas do resto do terreno do deserto. “Nós mandamos um e-mail a uma amiga nossa que é zoóloga, mas ela não pareceu reconhecer o que era”, disse Geradine.

O canal de notícias também verificou as esferas, informando que elas pareciam bolinhas de gude pegajosas que soltavam uma substância aquosa quando esmagadas.

Um botânico do Tucson Botanical Gardens afirmou que, se as esferas forem naturais, podem ser um mofo ou bolor limoso, ou um fungo gelatinoso.

Outros já sugeriram que as esferas são um produto fabricado, ou seja, bolinhas gelatinosas amplamente disponíveis e usadas para diversos fins. Estas bolas são feitas de polímeros superabsorventes, e utilizadas rotineiramente por lojas florais para manter as plantas hidratadas, como as da marca Deco Beads. Também são usadas em fraldas para evitar vazamento, e até mesmo vendidas como brinquedos infantis, como as da marca Orbeez.

article-0-174BF762000005DC-585_634x416

Um acontecimento similar foi descoberto em janeiro de 2012 na Inglaterra. Esferas azuis foram encontradas e especialistas especularam que as pequenas bolas podiam ser ovos de invertebrados marinhos. Posteriormente, as esferas foram identificadas como poliacrilato de sódio, o qual é utilizado em jardinagem ou agricultura para melhorar o solo, bem como usado em fraldas. Na época, o site LiveScience afirmou que o poliacrilato de sódio pode absorver centenas de vezes o seu peso em água.

Embora as esferas roxas encontradas no deserto do Arizona assemelhem-se fortemente a bolas superabsorventes, isso ainda não foi confirmado por falta de um exame mais aprofundado.

Mas a ideia é bastante plausível, já que essas bolas são vendidas em sacos com centenas, e incham adquirindo aspecto gelatinoso quando se enchem de água. De acordo com a previsão do tempo, choveu um dia antes delas serem descobertas.

Ou seja, provavelmente as bolas são um produto fabricado, mas isso ainda não explica por que milhares delas foram colocadas no deserto – o que nos faz pensar nos “misteriosos” círculos “alienígenas” que aparecem em campos de cultura, geralmente feitos por humanos com a intenção de aprontar uma pegadinha.[DailyMail, OpenMinds]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Carlos Belmonte:

    O gel em contato com a umidade fica com esta cor.

  • Alberto Campos:

    Realmente a opinião de que seja feita por pessoas inescrupulosas é um fato. Como existem falsificadores de discos voadores, exite também pessoas que adoram vandalizar. Deve realmente ser uma pegadinha. Pena que não analisaram o suficiente para editar este artigo.

  • Rafael Felix:

    São ovos de Et´s

  • LuizEdz:

    Grande Cesar Grossmann, realmente esta parece ser a única explicação logica.

  • Cesar Grossmann:

    Alguém estava passeando por ali com um saco destes e ele se rasgou, deixando o conteúdo cair no chão em um só lugar. Ou talvez alguém foi coletar uma planta de deserto e estava levando todo o material para plantar a mesma, inclusive as tais bolas absorventes, e perdeu as mesmas quando coletou a planta que queria.

    Em resumo, alguém deixou ali, provavelmente de forma acidental. É a minha hipótese…

  • Alberto Campos:

    Esta minha explicação é puramente especulativa. Eu acho que deve ser devido a uma descarga de raios gama, pela aparência: formou um circulo e fundiu a areia.

  • Alex Sander:

    Bolinhas anti-umidade num ambiente com pouca umidade(deserto)???Provavelmente faz parte de algum experimento promovido por alguma empresa fabricante para medir a eficiência do seu novo produto,também é bem provavel não contavam que seria achada por curiosos.
    É claro que tambem pode ser ovos de alienígenas, Kkkk…….

  • Júlio Eduardo:

    Pena que a divisão Fringe se aposentou! 🙂

Deixe seu comentário!