Ícone do site HypeScience

Misteriosa bolha cósmica do nascimento espacial é descoberta

Usando informações de um grupo de telescópios, astrônomos descobriram um objeto gigante e misterioso, que existia em um tempo no qual o universo tinha apenas 880 milhões de anos de idade. Objetos como esse são gigantes bolhas de gás que podem ser precursoras de galáxias.

Essa bolha, em especial, foi batizada de Himiko, em homenagem a uma misteriosa e lendária rainha japonesa. Seu comprimento é de 55 mil anos-luz – comparável ao raio do “disco” de nossa via láctea.

Os pesquisadores estão intrigados pelo objeto. Mesmo com os dados dos melhores telescópios do planeta, eles ainda não sabem ao certo do que se trata. É um dos objetos mais distantes de nosso planeta que já foram encontrados – e, por causa dessa distância, é difícil precisar as origens físicas da bolha.

Até agora as possíveis respostas indicam que ela seja uma aglomeração de gás ionizado (energizada por um buraco negro), o resultado da colisão de duas galáxias grandes, um enorme vento gerado pela formação de estrelas ou, apenas, uma galáxia com massa equivalente a 40 bilhões de sóis.

“Quanto mais olhamos para o espaço, mais voltamos no tempo” declara o astrônomo que liderou as pesquisas, Masami Ouchi. “Estou muito surpreso. Nunca imaginei que um objeto tão grande pudesse existir no universo nesse estágio da formação. Segundo a teoria do Big Bang, pequenos objetos se formam primeiro, para depois os grandes aparecerem, quando eles se juntam. Mas essa bolha seria um objeto típico de quando o universo tinha apenas 800 milhões de anos, 6% da idade que ele tem hoje” explica. [Science Daily]

Sair da versão mobile