Misteriosas esferas de pedra são investigadas na Costa Rica

Por , em 23.03.2010

As misteriosas esferas da Costa Rica ficaram conhecidas mundialmente após terem sido “homenageadas” em um famoso filme de Hollywood – elas quase esmagaram Indiana Jones no filme “Os caçadores da Arca Perdida”.

Pesquisadores da Universidade do Kansas querem conceder às pedras o World Heritage Status (algo como status de herança mundial). Eles estão realizando um estudo que irá determinar se os sítios arqueológicos no qual as esferas foram encontradas deverão ser preservados.

Apesar da descoberta das pedras ter sido há vários anos atrás, o interesse nelas continua crescente. Elas foram analisadas cientificamente pela primeira vez em 1930 e, atualmente, sabe-se que existem cerca de 300 bolas de pedra. Algumas ainda permanecem no local em que foram descobertas, mas grande parte foi removida devida à erosão ou, até mesmo, ao vandalismo.

As maiores esferas pesam cerca de 16 toneladas e os cientistas acreditam que elas foram esculpidas aproximadamente em 600 d.C e as mais recentes datariam de aproximadamente 1000 d.C. A única certeza dos cientistas é que elas foram esculpidas antes da conquista espanhola da Costa Rica.

Alguns livros foram publicados associando as esferas com o continente perdido, Atlântida, ou com possíveis visitantes extraterrestres, mas a técnica utilizada é similar a da cerâmica de culturas pré-colombianas.

De acordo com os pesquisadores, as pedras, provavelmente, adquiriram esse formato depois que foram “marteladas” com outras pedras. Mas ninguém ainda tem uma idéia exata sobre o motivo pelo qual elas foram feitas.

Fonte: Science Daily

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

28 comentários

  • tadeu:

    vi fotos de algumas dessas esferas que apresentavam um risco circundando-as nas suas metades e um pequeno afundamento num dos hemisférios, parecido com aquela lua lá que não lembro io nome… que nem as esferas da mina na africa, expostas em kirkendorf sei não como escreve…

  • Antonio Carlos Santos:

    Ah, pessoal! Não sei como vcs não perceberam! Isso prova apenas que já antiguidade havia locais, academias, centros de estéticas, etc, que aplicavam o Pilates, e de acordo com a estatura das pessoas e o tamanho das bolas (equipamento). Naturalmente houve algum cataclismo e eles abandonaram as bolas apressadamente. E nós aqui pensando que foi o tal do Pilates (deve ser parente do Pilatos)que inventou o exercício! (help! help!)

  • Tatá:

    Por que tanta polêmica sobre o formato das pedras? Os planetas são redondos e foram criados pelas coincidências (bing bang, etc). Então o esférico necessita de um ser criador?

  • josemar silva dos santos:

    Imaginem Davi atirando uma destas no pé de golias, bem no calo! estas pedras fazem parte de um sistema antigravitacional,onde o nucleo nao pode ser metalico,elas submetidas a um campo eletromagnetico geram um campo paramagnetico que anulam a gravidade, com certeza são parte de alguma maquina,o nosso planeta e assim um nucleo envolto em um campo magnetico girante que cria a gravidade feito de maneira contraria cria anti gravidade.

    • Antonio Carlos Santos:

      É memo! Pode ser também que elas foram colocadas para balancear o peso da Terra e mantê-la na inclinação, órbita, movimentos de rotação, translação etc corretos. Seria um erro mudá-las de posição! Muito arriscado!

  • camilo flamel:

    Estas bolas, são bolinhas de gude dos gigantes da antiguidades. Estavam jogando “A ganha´´. E alguma coisa
    aconteceu e eles sairam correndo e largaram todas elas de
    qualquer forma, sem guardarem nenhuma.Porque eu acho isto!?
    Pensem bem, quando sua mãe chama e vocês saem correndo
    para atender, largam tudo bagunçado e não guardam nada no
    lugar.( Moral da história ). Nem tudo que reluz é ouro!
    Pé no chão, cuidado com exceço de imaginação. Mistério dá
    dinheiro e tem muito engraçadinho ganhando nas costas dos
    outros!………….

  • Douglas:

    O artigo não fala nada sobre estudos a cerca da disposição inicial dessas pedras? Concordo com o Ricardo, poderia ser alguma forma de representação dos corpos celestes uma vez que conforme a terra se move ao redor do sol a posição das estrelas no ceu a noite muda, dessa forma creio que essas pedras poderiam funcionar como uma espécie de calendário da mesma forma como os maias elaboraram o seu com base na astronomia.

  • Luan Dionisio:

    acho que foram esculpidas pela natureza e pelo tempo como varias montanhas que se paressem com pessoas ou animais ou ate mesmo alguma civilizaçao que queria transporta las para algum outro lugar para alguma construçao de templos etc

  • squish:

    Um dia um neanderthal aleatório ficou entediado e resolveu esculpir uma pedra… quem diria que isto seria tão intrigante para as gerações futuras?

  • AGS:

    Sinuca gigante
    essa é a minha teoria

  • Tuareg:

    Acredito que fizeram várias para uso geral, como ferramentas para granular desde cereais até britas e madeira para facilitar o dia-a-dia da época.

  • =P:

    Futebol De Pedra!

  • jean:

    2.Sidney em 24.03.2010:

    Acho que elas foram escupidas para guerras, quando eram lançadas contra os exércitos e/ou contra portões.

    pode ser isso msm em oO

  • Ze da Feira:

    É como eles faziam pilates

  • Michel Santos:

    Bom! Não sei para quê fazer 300 bolas de pedras sendo que algumas chegam a pesar 16 t, podem surgir diversas possibilidades, assim como forma de moeda ou de troca, competição ou religião… Na verdade não se sabe ao certo, mas, imaginação os senhores tem.

  • chico lobo:

    Essas bolas foram inventadas e usadas por uma civilização pré Lusitana, a qual usavam para as primeiras partidas de BOTCHA, mas um dia outros povos (romanos) descobriram que elas eram muito grandes e pesadas e resolveram diminuir o tamanho e no século XX os imigrantes italianos as usam nesse jogo em quadras forradas de aréia .

  • Sergio Reinado:

    Vocês nunca ouviram falar em jogo de bolas de gude?

  • Cláudio Junior:

    Eram boleadeiras!!!!

  • Robson:

    Antigamente existiam gigantes na terra, voces sabem disso.
    Então usavam para brincar de algum modo! Ora!

  • Genivaldo:

    Shalom para todos! Para sabermos devemos voltar ao tempo e estudar a ciência oculta de sua religiosidade não é comum lapidar uma grande pedra esférica pessada para que? Só brincar de empurra/empurra. Tentar dar pernas a imaginação é caminhar em ermo.

  • Claudino de Jesus Calado de Faria Gomes de Ferreira:

    Vladikovsk tem toda a razão! Eu também estive lá

  • Oráculo:

    ” E aqueles que provarem que estou mentindo eu tiro o meu chapeu”???

    Correto seria, ” E aquele que provar que o VLADIKOSVSKI está falando a verdade, eu tiro o chapéu”.

    ahaaakakakkakka

    Sinceramente, não viaja rapaz, vai estudar que tu ganha mais!

  • eduardo pinha:

    Pessoal, vamos melhorar as traduções nos artigos. World Heritage Status deve ser traduzido como Patrimônio da Humanidade.

  • Vladikovsk:

    Lamento lhes informar senhores mas estão todos enganados.

    Na realidade a primeira pedra foi feita como um desafio, aquele que conseguisse levar a pedra mais distante ganharia. Obvio que logo algum espertinho pensou que poderia rolar a pedra ao invés de carrega-lá. E isso foi tentado em vários tamanhos, até chegarem aquelas pedras onde eram necessárias inumeras pessoas para rolarem.

    Eu sei. Eu estava lah.

    “E para aquele que provar que estou mentindo, eu tiro meu chapéu”.

  • Oráculo:

    Sidney,

    No texto, irá ler que algumas pedras chegavam a pesar 16 toneladas…
    e até onde sabemos, o terreno da costa rica não é plano totalmente. Imagine como iriam carregar estas pedras até as “guerras” deles… e pra que perder um bom tempo fazendo elas, até pq uma só não seria de grande utilidade e o inimigo poderia uzar ela contra eles mesmos.

    Sei lá, prefiro ficar com a opinião levantada pelo Ricardo, que seria mais no âmbito religioso ou até mesmo de estudos, escultura, arte….

  • Ricardo Luciano Feijo Correa:

    Não acredito nessa possibilidade Sidney, até onde eu sei, aquele povo era passivo, não iriam ter essa trabalheira toda… Eu acredito mais em alguma crença religioso ou alguma espécie de “planetário” deles, ou até mesmo simplesmente por escultura.

  • Sidney:

    Acho que elas foram escupidas para guerras, quando eram lançadas contra os exércitos e/ou contra portões.

  • Marielly Azevedo:

    Legal!

Deixe seu comentário!