Misterioso “monólito” retangular é fotografado em Marte

Por , em 12.04.2012

Astrônomos amadores descobriram um objeto intrigante na superfície de Marte: uma misteriosa estrutura vertical perfeitamente retangular, muito parecida com os monólitos que foram colocados na Terra e na lua por alienígenas no clássico filme de ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

O estranho objeto foi detectado pela primeira vez há vários anos por uma câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Mas apenas recentemente ele virou centro de atenções na internet. Mas será que o monólito é uma criação artificial, como o farol erguido por alienígenas no filme de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke? Ou é apenas uma pedra simétrica que surgiu em terras marcianas?

De acordo com Jonathon Hill, pesquisador que processa muitas das imagens tiradas durante as missões da NASA em Marte, o objeto em questão não é nada mais do que uma rocha mais ou menos retangular.

A localização da pedra no fundo de um penhasco, perto de muitos outros pedregulhos, sugere que ela caiu do precipício para o seu lugar atual em algum momento do passado distante. Os ufólogos não estão necessariamente errados em chamar a pedra de monólito – a palavra é traduzida do latim como “uma pedra”. Mas este certamente não é um monólito criado por marcianos. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

27 comentários

  • ira:

    É,ao que parece o ser humanoide terrestre é mesmo uma aberração única nos multiuniversos e dimensões.

    Ou então é uma raça privilegiada,talvez por sua insuperavel inteligencia.

    • Nilo Nogueira:

      Existem milhares, talvez até milhões de civilizações com tecnologia somente na nossa galáxia. E já foram descobertas bilhões de galáxias. Não, não somos tão “únicos” assim…

  • Andre Luis:

    se tivesse uma imagem mais próxima seria melhor para visualizar, mas acho que não deve ser nada demais não. Porém é bem interessante ver uma rocha com essa formação em volta de uma área plana, pelo menos plana próximo ao seu redor!

  • Emerson:

    Faz – se prache os comentários mas será muito bom quando a especulação acabar, e as dúvidas forem sanadas.

  • Conspirador:

    O alienígenas existem e já estão entre nós! Duvidas disso? Vá na Praça da Sé ao meio-dia e perceba eles andando no meio da multidão, pelo menos 50% do seres lá são de outro planeta.

  • Pedro:

    Marte existe satisfatoreamente bem sem nenhum organismo vivo, se vida “inteligente” existisse por lá, tenho certeza, Marte não seria um planeta tão lindo.

    • Gustavo:

      Na minha opinião Marte é a imagem e semelhança de um futuro planeta Terra devastado pelo homem. Afinal é desértico. É o que aconteceria com a Terra caso toda vegetação fosse extinta através de poluição e guerras nucleares, não acham? Talvez até a cor da atmosfera mudasse caso não existisse mais fauna e flora por aqui.

    • Jonatas:

      Uma Terra gerada catastroficamente pela atividade industrial seria um Planeta mais similar a Vênus, um deserto calcinado pelo calor intenso provocado por um efeito estufa devastador. Mas Marte não deixa de ser um bom modelo possível, infelizmente.

    • Pedro:

      Eu acho Marte um planeta lindo, seria incrível viver lá completamente sizinho, como o Dr Manhattan em Watchmen.

  • LUCIO:

    Na Terra existem formações rochosas que devido a ação das intempéries durante milhares de anos formaram esculturas naturais. O que chama a atenção é o fato de que o monolito é extremamente regular mesmo a distância. Pode ser uma formação natural, mas assim como a famosa “FACE” (formação bizarra em Marte), seria interessante que fosse examinada mais de perto. Marte tem uma densidade atmosférica muito baixa e seus ventos não tem tanta pressão e até o momento a presença de água é quase uma lenda. Creio ser necessário determinar o tipo de mecanismo natural que seria capaz de moldar formas tão exóticas.

  • Rhuan Bhrendo:

    Logico que existe vida em outro planeta, tanto e que eles estão entre nos visíveis , as vezes acontece tantas coisas no mundo causadas por eles , que não enxergamos ^^

  • Chico Lobo:

    Se essa matéria é fato, inaugura-se então a era da ASTRO-ARQUEOLOGIA.

    • Jonathan:

      BOA!!!!

  • Brad pitco:

    Os extraterrestres( seres de fora da terra ) existem estão em nosso meio, mas não no nosso espectro visível, ou seja na frequência das cores que enxergamos,e nem na forma que os apresentam a ficção cientifica. Os anjos( mensageiros ) de Deus e aqueles que viraram de lado ( que eram anjos mas se tornaram rebeldes ou os chamados demônios) são criaturas extraterrestres. Quanto ao monólito há tantos truques e como não podemos ir a Marte conferir ….pode ser muitas coisas.
    O fato é que enquanto se procura civilizações fora da terra,muito deixa de ser feito para a humanidade, e tira-se o foco da questão mais importante do universo, A questão de quem tem o direito de ser o “Soberano Universal”.

    • Rone100theone:

      concordo

    • Broke:

      Os anjos e demonios não estão no espectro visível porque usam a roupa do predador…

  • Chico Lobo:

    Isso esté me parecendo o roteitro do livro 2001, uma odisseia no espaço de Arthur C. Clarck em filme de Stanley Kubrick no final da década de 60.

    mas, isso está me parecendo brincadeira ou uma especulação infundada.

    SERÁ MESMO????????

  • Cesar:

    Pelas dimensões do objeto na imagem, é preciso muita imaginação para poder asseverar que se trata de um objeto perfeitamente retangular… Em outras palavras, não dá para afirmar com certeza, pelas imagens existentes, que se trata de um objeto perfeitamente retangular.

    De qualquer forma, o Hills tem um ponto ali, quando aponta que a posição em que o tal monolito está é terrível: o fundo de um precipício, onde ele será em breve coberto por outras pedras semelhantes. Tudo bem que no filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” o monolito lunar estava enterrado, mas ele emitia um forte campo magnético que servia de pista para a sua existência. O monolito em questão parece não chamar a atenção por nada, exceto pela sombra…

  • 666:

    SPORE

  • Zeus:

    O que Ares esta aprontando agora ?

  • Gustavo:

    Existem teorias de que os americanos e a NASA sempre tentam abafar qualquer evidência de vida extraterrestre que tenham “vazado”, sejam em imagens ou qualquer documento, alegando como falsas ou como obra da natureza. E isto faria sentido, pois escondendo o que descobrem, somente eles teriam acesso a possíveis tecnologias avançadas que uma vida extraterreste inteligente poderia proporcionar. Na minha opinião o objeto não parece “mais ou menos” retangular, conforme afirmação de Jonathon Hill, mas sim perfeitamente retangular.

    • Robert:

      Da mesma maneira como existem “teorias” (o termo correto seriam hipóteses) de que esta não é a realidade verdadeira e que você está preso numa matrix sendo entretido com ‘grandes dilemas’ enquanto serve de pilha para outra civilização.
      Não se tem evidências, mas faz sentido.

    • Miguel:

      Concordo com vc, quem vai me garantir que não descobriram nada em marte e que lá só tem desertos? Quem me afirmar que não se sabe de vida em outros planetas ou que já fizeram contato com outras formas de vida?
      Eu tenho pena de que acredita em tudo que a NASA divulga, ninguém se toca que ela é apenas um chamariz para o povo sem cultura, por que eu iria divulgar minhas descobertas para população se é mais lucrativo ter esse conhecimento na mão de poucas pessoas? Quanto menos pessoas sabem mais valioso esse conhecimento se torna. Chega a ser ignorância acreditar que tudo que é descoberto é imediatamente divulgado, é como dizer que não a maldade em nenhuma pessoa do planeta. Vão me dizer que acreditam em papai noel e coelho da pascoa também.

  • Caique:

    Na minha opinião Marte já abrigou formas de vida complexas.

  • Jonatas:

    Marte certamente ainda tem muitos mistérios, mas provavelmente é só um rochedo. Existem imagens que parecem monólitos até nas luas de Marte, em especial Fobos, tem muitos, também há publicações sobre objetos assim nos anéis de Saturno e na superfície de Mercúrio, é um efeito bem comum de ilusão de óptica.
    Achar vestígios de uma civilização perdida em Marte seria sem sombra de dúvida a maior descoberta da história, mas vamos com calma, à luz dos fatos, pelo menos os que a Nasa libera…

Deixe seu comentário!